Dossiê - As oposições políticas nos PALOP: formação, evolução e perspectivas

2023-07-14

 Dossiê: As oposições políticas nos PALOP: formação, evolução e perspetivas.

Após as independências políticas dos (posteriormente) Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), formaram-se oposições aos governos, que, emanando de partidos-estado de (pretextada) orientação socialista, assumiram o controlo dos países.

Nalguns casos, tais oposições atuaram na clandestinidade. Noutros, desafiaram o poder através de sangrentas guerras civis, como as empreendidas pela UNITA e pela RENAMO. Desde 1990, com as liberalizações políticas, as oposições não cessaram de mudar.

Esta proposta de dossiê convida à apresentar trabalhos sobre o papel das oposições políticas na evolução dos PALOP, contemplando, entre outros, os seguintes aspetos:

A função histórica das oposições aos regimes a partido único nos PALOP.  

A transformação dessas formações político-militares na fase de transição para a democracia

As perspetivas e a eficácia da ação das oposições na reversão do poder de governações duradouras, avaliando o peso do mutante xadrez político internacional.

Aceitam-se tanto abordagens multidisciplinares, como as de perspetiva histórica, de análise política, antropológica ou institucionalista, entre outras.

O prazo de submissão é até 30 de setembro de 2023. O dossiê sairá no primeiro semestre de 2024. As submissões deverão ser feitas mediante a plataforma da revista, de acordo com as respetivas diretrizes para os autores.

Organizadores: Augusto Nascimento (Centro de História – Universidade de Lisboa) e Luca Bussotti (Universidade Técnica de Moçambique)

Data-limite para o envio de artigos: 30/09/2023