Desenhos Animados e Representação Feminina: uma trajetória em produções brasileiras

Autores/as

  • Laryssa Moreira Prado Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Potiguara Mendes da Silveira Jr. Faculdade de Comunicação e Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.28955

Palabras clave:

Personagens femininas, animação brasileira, representação feminina

Resumen

Em 2017, comemora-se o centenário da exibição da primeira animação brasileira. O artigo analisa o momento em que a representação feminina tem início nestas animações e seus desdobramentos até hoje. Após uma revisão de literatura, observa-se que, em geral, as personagens nacionais têm se distanciado dos estereótipos de gênero, sendo “Mônica” uma de suas mais conhecidas. Este fato acompanha a mudança do cenário da representação do feminino na animação mundial.

Biografía del autor/a

Laryssa Moreira Prado, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), com financiamento da CAPES. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição (2015). Em 2014, participou do "Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF", e cursou um semestre de Ciência da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. Foi integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais (CNPq), orientado pela professora e jornalista Iluska Coutinho (UFJF). Suas pesquisas giram em torno das séries de animações brasileiras, questões de gênero e sexismo.

Potiguara Mendes da Silveira Jr., Faculdade de Comunicação e Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF. Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem / UNL) (2006); doutorado (1992) e mestrado (1983) em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ); graduação em comunicação pela Universidade Estácio de Sá (1976). Formação em psicanálise (Colégio Freudiano / NovaMente / RJ) (1975-). Estudo e ensino sobre: teoria da comunicação, cultura, estética, tecnologia e psicanálise. Atualmente, pesquisa sobre "Comunicação, Estética e Psicanálise;. Co-editor de Lumina: Revista do PPGCOM/UFJF; e de Questões Transversais: Revista de Epistemologia da Comunicação. Integrou o projeto & Crítica Epistemológica: análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em Comunicação? (CAPES / PROCAD / 2008-2012: Unisinos, UFJF e UFG). Participa de dois grupos de pesquisa (CNPq): co-líder do ETC - Estudos Transitivos do Contemporâneo; e membro do Redes sociais, ambientes imersivos e linguagem.

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Publicado

2017-10-17

Número

Sección

Artículos