Voices that echo ancestry and resistance in contemporary black female authorship collections

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.44774

Keywords:

Collection, Louva Deusas collection, Afro-Tons collection, Black female authorship literature, Ancestry

Abstract

This article intends to build an aesthetic, political and cultural dialogue between two works of black literature of female authorship produced in Brazil, in a very interesting genre that is the collection, in which one observes a spraying of voices around texts written in escrevivências and ancestral meetings. The chosen books are: Coletânea de Literatura Feminina Negra Louva Deusas” (2012) and De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo (2017). Following the circulation of both works and artists, we realized that these publications figured as a possibility to present and disseminate new writers, but we also realized the arising of subjective and economical emancipation, in a becoming that is artistic and of confrontation to a reality of oppression and violence, in the (re)signification of spaces, producing sharing in multiple voices and contacts for ancestry strengthening.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cibele Verrangia Correa da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil.

PhD in Literature from the Federal University of Espírito Santo (Ufes), in Vitória, ES, Brazil; postdoctoral student in the Postgraduate Program in Social Sciences at the same university. Master in Literature and Degree in Literature from the State University of São Paulo (Unesp), in São Paulo, SP, Brazil.

References

Afro-Tons, org. 2017. De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo. Vitória: Edições Me Parió Revolução.

Batista, Tamyres. 2017. A noite não adormece. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 45. Vitória: Edições Me Parió Revolução.

Bernardo, Teresinha. 2005. O candomblé e o poder feminino. Revista de Estudos da Religião 2: 1-21. Borges, Larissa. 2012. Mulher negra em frente ao espelho. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 34-35. São Paulo: Editora Independente.

Collins, Patricia H. 2019. O poder da autodefinição. In Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento, 179-216. São Paulo: Boitempo Editorial.

Collins, Patricia H., e Sirma Bilge. 2020. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo.

Costa, Claudia de L. 2002. O sujeito no feminismo: revisitando os debates. Cadernos Pagu 19: 59-90. https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000200004.

Costa, Tatiana G. da. 2012. Afetividades. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 46. São Paulo: Editora Independente.

Crenshaw, Kimberle. 2002. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas 10 (1): 171-188. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011.

Dionizio, Angela. 2017a. Filha de Nagô. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 131. Vitória: Edições Me Parió Revolução.

Dionizio, Mariana. 2017b. Carolina. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 72-3. Vitória: Edições Me Parió Revolução.

Evaristo, Conceição. 2020. A escrevivência e seus subtextos. In A escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo, organizado por Constância L. Duarte e Isabella R. Nunes, 26-47. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte.

Fraser, Nancy. 1987. Que é crítico na Teoria Crítica? O argumento de Habermas e gênero. In Feminismo como crítica da modernidade, organizado por Seyla Benhabib e Drucilla Cornell, 38-65. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.

Hooks, bell. 2015. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Rev. Bras. Ciênc. Polít. 16: 193-210. https://doi.org/10.1590/0103-335220151608.

Hooks, bell. 2020. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante.

Louva Deusas, org. 2012. Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas. São Paulo: Editora independente.

Mata, Inocência. 2009. Pepetela: a releitura da história entre gestos de reconstrução. In Portanto... Pepetela, organizado por Rita Chaves e Tania Macêdo. São Paulo: Ateliê Editorial.

Miranda, Noelia .2017. Nota-se. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 92. Vitória: Edições Me Parió Revolução.

Munzanzu, Urânia. 2012. Benção dos ventos. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 27. São Paulo: Editora Independente.

Natália, Lívia. 2012. Obrigação. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 23. São Paulo: Editora Independente.

Natália, Lívia. 2012. Ainda tem gente com fome. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 22. São Paulo: Editora Independente.

Nascimento, Beatriz. 2022. Culturas em diálogo. In O negro visto por ele mesmo, organizado por Alex Ratts, 85-8. São Paulo: Ubu Editora.

Oliveira, João Manuel de. 2010. Os feminismos habitam espaços hifenizados. A localização e interseccionalidade dos feminismos. Ex aequo; revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 22: 25-39.

Oliveira Júnior, Lenivaldo Idalino de. 2017. Cadernos Negros: entre a arte literária e a luta pelos direitos da população negra brasileira (1978-1988). Dissertação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Queiróz, Ríssiani. 2017. Poesia 2. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 38-9. Vitória: Edições Me Parió Revolução.

Santos, Mileide. 2017. Vozes afro da pele. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticasd de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Toins, 78-9. Vitória: Ediçõs Me Parió Revolução.

Silva, Ana Rita S. da. 2010. Literatura de autoria feminina negra: (des)silenciamentos e ressignificações. Fólio – Revista de Letras 2 (1): 20-37.

Silva, Pollyane C. da. 2012. O que há se arder-me dentro do mar? In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 25. São Paulo: Editora Independente.

Santos, Artur Calos M. P. dos (Pepetela, pseud.). 1980. Mayombe. 5. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote

Simões, Claudia. 2012. Estou na terra da garoa. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 51. São Paulo: Editora Independente.

Vitório, Luiza. 2017. Referência. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 65. Vitória: Edições Me Parió Revolução.

Soares, Jaiara Dias. 2017. Apelo à Iemanjá. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 49. Vitória: Edições Me Parió Revolução.]

Published

2024-04-05

How to Cite

Silva, C. V. C. da. (2024). Voices that echo ancestry and resistance in contemporary black female authorship collections. Civitas: Journal of Social Sciences, 24(1), e44774. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.44774

Issue

Section

Paths of criticism: identities, feminisms and the emancipatory project