A função materna nos contos de fadas

uma leitura do Complexo de Édipo nas obras dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44311

Palabras clave:

Contos de fadas, Figuras maternas, Complexo de Édipo.

Resumen

Este artigo tem a pretensão de atentar sobre alguns aspectos latentes em contos de fadas, nas versões produzidas pelos Irmãos Grimm e por Charles Perrault, e vistos sob a perspectiva da Psicanálise, na leitura de Bruno Bettelheim (1980). Fareos uma análise de alguns dos contos dos autores acima, sob o olhar de Bettelheim, o qual, seguindo os passos das teorias freudiana e lacaniana, investe no Complexo de Édipo, para relacionar as três fases desse complexo, manifestadas nas personagens de “Branca de Neve”, “Cinderela”, “Príncipe Sapo”, “A Moça dos Gansos”, “João e Maria”, “As Fadas”, “Rapunzel”, “Pequeno Polegar” e “Chapeuzinho Vermelho”. Trata-se de uma análise bibliográfica, cujo objetivo é o de permitir uma reflexão sobre a possível identificação das crianças com as personagens desses contos, de modo a lhes facilitar sua imersão no mundo, a partir das informações inscritas, segundo Lacan, no Imaginário, no Simbólico e no Real, estruturas que, além de não desprezarem os conceitos freudianos, conseguem ampliá-los.

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Biografía del autor/a

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação, João Pessoa, PB, Brasil.

Postdoctorado en Educación de la Universidad de Estado de Río de Janeiro (UERJ). Doctorado en Literatura de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). Maestro Asociado III en el Departamento de Metodología de Educación y aceptación en el Programa de Postgrado en Educación, ambos ubicados en la UFPB. Líder del Grupo de Investigación Memoria, Historia y Educación CNPq/UFPB. Investigador de la FAPESQ/PB.

Girlene Marques Formiga, Instituto Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, João Pessoa, PB, Brasil.


Doctor en Literatura por la Universidad Federal de Paraíba. Profesor titular del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Paraíba (IFPB), con desempeño en el Programa de Postgrado en Educación Profesional y Tecnológico y Licenciatura en Letras con título en portugués. Lider de grupo de Investigación CNPq/IFPB Lectura, Literatura, Docencia y procesos de formación (LLEF).

Joselí Maria da Silva, Instituto Federal da Paraíba, Departamento de Letras, João Pessoa, PB, Brasil.

Licenciada en Literatura/Portugués/Inglés/Francés, Maestría en Lengua Portuguesa y Doctora en Lingüística por la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). Miembro del Grupo de Investigación Memoria, Historia y Educación del CNPq/UFPB. Profesor titular jubilado del Instituto Federal de Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa.

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Publicado

2023-11-16

Cómo citar

Sena, F., Marques Formiga, G., & da Silva, J. M. (2023). A função materna nos contos de fadas: uma leitura do Complexo de Édipo nas obras dos Irmãos Grimm e de Charles Perrault. Letrônica, 16(1), e44311. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44311

Número

Sección

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA