Oferta de projetos sociais e a ação das crianças: a construção de uma experiência de infância “público-alvo

Autores/as

  • Luis Eduardo Thomassin UFPR

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15485

Palabras clave:

Infância. Projetos sociais. Participação. Etnografia.

Resumen

Este artigo propõe-se a refletir sobre as relações envolvidas na oferta de projetos sociais e na participação dos sujeitos para os quais são destinados. O ponto de partida do texto é analisar como se “constroem” os públicos destes projetos, questão que emergiu durante uma pesquisa de doutorado cuja atenção voltou-se para compreender como o público-alvo se relaciona com a oferta destas programações. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa etnográfica numa vila popular de Porto Alegre. Assumiu-se que os sentidos dos projetos sociais resultam das relações que os envolvem situacionalmente e que os significados destes são construídos também pelas experiências das populações atendidas em suas programações. O artigo defende que, muito antes de uma equação envolvendo mera oferta e demanda, a construção dos públicos destas programações é uma relação. Para viabilizar esta análise, descreve-se procedimentos institucionais para “recrutar” públicos e também condutas do público-alvo diante destas programações.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Eduardo Thomassin, UFPR

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Ufrgs (Porto Alegre, Brasil), Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Matinhos, PR, Brasil.

Publicado

2014-01-31

Cómo citar

Thomassin, L. E. (2014). Oferta de projetos sociais e a ação das crianças: a construção de uma experiência de infância “público-alvo. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(2), 364–380. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15485