O incômodo da música ambiente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44189Palavras-chave:
música ambiente, incômodos musicais, conflitos, espaço públicoResumo
A grande presença de música em ambientes públicos fechados é uma marca de nossa sociedade contemporânea. Usualmente a sonorização de espaços com música é pensada como forma de alterar o clima geral do ambiente positivamente, conferindo ao local um perfil simbólico e emocional desejado. No entanto, muitas vezes os indivíduos que frequentam tais espaços são mobilizados negativamente com a música ambiente, deflagrando insatisfações e incômodos. A partir de dezenas de entrevistas realizadas sobre incômodos musicais, o artigo discute as dimensões afetivas e os efeitos da música ambiente em variados espaços sociais, destacando que a música ambiente muitas vezes produz sensações desagradáveis e até mesmo afugenta determinadas pessoas de tais locais.
Downloads
Referências
ARENI, Charles; KIM, David. Influence of Background Music on Shopping Behaviour. Advances in Consumer Research, [s.l.], v. 20, 336-340, 1993.
BECKER, Judith. Deep listeners: music, emotion and trancing. Bloomington: Indiana University Press, 2004.
BLACKING, John. Music, culture and experience. Chicago; London: Chicago University Press, 1995.
CRUICKSHANKS, Karen et al. Prevalence of hearing loss in older adults in Beaver Dam, Wisconsin. American Journal of Epidemiology, [s.l.], v. 148, n. 9, 879-886, 1998.
DENORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
FRITH, Simon. Why Does Music Make People So Cross? Nordic Journal of Music Therapy, [s.l.], v. 13, n. 1, 64-69, 2004.
FRITH, Simon. Music and everyday life. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (ed.). Cultural study of music. New York; London: Routledge, 2003. p. 92-101.
KASSABIAN, Anahid. Ubiquitous listening. Berkley; Los Angeles; London: University of California Press, 2013.
LABELLE, Brandon. Acoustic Territories. New York; London: The Continuum International Publishing Group, 2010.
LANZA, Joseph. Elevator music. London: Quartet Books, 2004.
NORTH, Adrian; HARGREAVES, David; KRAUSE, Amanda. Music and consumer behavior. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael (ed.). Oxford Handbook of Music Psychology. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 789-802.
TROTTA, Felipe. Annoying music in everyday life. New York; London: Bloomsbury, 2020.
TURINO, Thomas. Music as social life: the politics of participation. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.