Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • Es obligatorio llenar el Hoja de Rosto , con la información del artículo. Este documento debe ser enviado por separado en el momento de la presentación.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

  • A revista adota a normal de referência atualizada da ABNT (ABNT– Regras Gerais).
  • Os arquivos encaminhados para a submissão estão em formato aberto de texto (Word).
  • O texto deverá obrigatoriamente conter título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico.
  • Se houver texto escrito originalmente em língua estrangeira, deve conter resumo e palavras-chave em Português e nas línguas da interface da revista.
  • O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.
  • As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; ORCID (ver: orcid.org); afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor). e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver); potenciais conflitos de interesse (se houver).
  • Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo: a) agradecimentos; b) minicurrículo: formação acadêmica e profissional
  • Figuras e tabelas devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas em arquivo à parte, com identificação de programa e versão.
  • As informações bibliográficas deverão estar corretas e de acordo com a norma adotada pelo periódico.
  • A contribuição deve ser original e inédita. Também não estar sob avaliação para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.
  • A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a linha temática. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.
  • O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.
  • Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.
  • As opiniões, posições e conteúdos expressos nos trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a posição da Revista, da Comissão Científica, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social ou da PUCRS.
  • Os autores cujos trabalhos forem publicados ficarão, no período de 24 meses, impedidos de publicarem novamente na revista.
  • O descumprimento de qualquer item das normas poderá inviabilizar a permanência da contribuição no processo de avaliação e publicação.
  • Quanto à forma, os artigos devem ser digitados em editor de texto Microsoft Word para Windows ou compatível, ter o mínimo de 12 e o máximo de 20 páginas, em formato de papel A4, fonte 12, espaço simples, incluindo figuras, tabelas e referências. As resenhas devem ter entre 2 e 4 páginas.

A revista aceita a submissão dos seguintes tipos de texto:

  • artigos e ensaios: devem versar sobre temas atuais e abrangentes que contribuam para a produção de conhecimentos, apresentando estudos e pesquisas aplicadas ou aportando opiniões e reflexões acerca das temáticas que são de interesse da área e da revista. No caso daqueles que apresentarem resultados de pesquisa e contemplarem coleta direta de dados, é necessária a apresentação do comprovante de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa;
  • relatos de práticas: devem apresentar análises de experiências que contemplem processos interventivos, procedimentos e estudos de caso fundamentados teoricamente e que sejam do interesse do Serviço Social e estejam de acordo com a política editorial e as temáticas priorizadas pela revista;
  • resenhas: devem apresentar um resumo comentado da produção que permita ao leitor ter uma visão geral da obra complementado por uma leitura crítica e por indicações sobre características e possíveis usos da publicação resenhada. Serão aceitas resenhas de livros nacionais.

A revista não aceita:

  • colaborações cujo conteúdo expresse propaganda de qualquer natureza ou contendo ideias preconceituosas, reservando-se o direito de exigir respeito à ética e ao rigor científico no tratamento dos temas abordados;
  • trabalhos que decorram de produções realizadas por graduados sem a participação de, pelo menos, um dos autores com titulação mínima de mestre;
  • trabalhos com coautoria de mais de 3 pessoas. Quando as produções forem efetivadas por equipes com mais de três participantes, os relativos créditos podem ser atribuídos por meio de menção aos colaboradores em nota de rodapé.

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