Música e biografia no documentário brasileiro: uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim

Autores/as

  • Sandra Straccialano Coelho Universidade Federal da Bahia (UFBA)/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (MESTRADO E DOUTORADO)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29554

Resumen

O presente artigo pretende discutir os limites entre o biográfico e o musical no contexto da produção documental brasileira contemporânea. Para tanto, apresenta uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim (2011), documentário que se caracteriza pelo protagonismo da matéria musical e que aponta para a possibilidade de expansão dos limites do documentário biográfico musical para além de sua fórmula mais corrente, normalmente centrada no recurso de depoimentos.

Biografía del autor/a

Sandra Straccialano Coelho, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (MESTRADO E DOUTORADO)

Professora permanente do Póscom/UFBA, onde é bolsista do programa PNPD/CAPES. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBa). Membro do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/Póscom) e do comitê editorial da Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura. Investigadora colaboradora no Centro de Estudos das migrações e das relações interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (CEMRI/UAB).

Citas

ALTMAN, Rick. Film genre, London: British Film Institute, 1999.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BAMBA, Mahomed. Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática, Crítica cultural, v.8, n.2, jul.-dez 2013, 219-237.

CARVALHO, Márcia. O rock desligado de Lóki, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp. 75-99.

______________ A biografia cantada de A música segundo Tom Jobim In: Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos, Salavdor: Edufba, 2015, pp.121-132.

DOS SANTOS, Nelson Pereira; JOBIM, Dora. [HDCam]. A música segundo Tom Jobim. Produção de Marcia Pereira dos Santos, Maurício Andrade Ramos e Rodrigo Saturnino. Rio de Janeiro, 2011. 88m. color. son.

FARIA JR., Miguel. Chico: artista brasileiro. Produção de Miguel Faria Jr. Rio de Janeiro, 2015. 110 min. cor. son.

LIMA, Cristiane. Música em cena: à escuta do documentário musical brasileiro, tese apresentada ao Programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da UFMG, Belo Horizonte, 2015.

MAIA, Guilherme. Aspectos da música no documentário brasileiro contemporâneo: algumas reflexões sobre o fazer e o pensar, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.100-126.

MATOS JR., Décio. [35 mm]. Fabricando Tom Zé. Produção de Omar Jundi. Brasil, 2004. 85 min. cor. son.

ODIN, Roger. De la fiction, Bruxelas: De Boeck, 2000.

RAMOS, Luciano. Como explicar o ímpeto do documentário musical brasileiro? Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.127-150.

ROCHA, Eryck. [HD]. Jards. Produção de Eryck Rocha. Brasil, 2012. 93 min. cor. son.

SILVEIRA, Breno. [35 mm]. 2 Filhos De Francisco: A história de Zezé Di Camargo & Luciano. Produção de Pedro Buarque de Hollanda et al. Brasil, 2005. 127 min. cor. son.

_______________. [35 mm]. Gonzaga: de pai para filho. Produção de Cibele Santa Cruz. Brasil, 2012. 120 min. cor. son.

TAVARES, Denise. Subjetividades transbordantes: apontamentos sobre o documentário biográfico, memória e história, Doc On-line, n.15, dezembro 2013, pp. 111-131.

WERNECK, Sandra; CARVALHO, Walter. Cazuza: o tempo não pára. [35 mm] Produção de Daniel Filho. Rio de Janeiro, 2004. 90 min. cor. son.

Publicado

2017-10-17

Número

Sección

Artículos