Compreendendo o papel dos orientadores pde: identidade, espaço e lugar

Autores/as

  • Denise Akemi Hibarino Professora no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.
  • Janice Inês Nodari Professora Adjunta do Curso de Letras - Inglês da UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.30987

Palabras clave:

PDE, identidade de professores de língua inglesa, espaço e lugar.

Resumen

Este trabalho objetiva discutir a identidade dos professores de Inglês que atuam como orientadores no Programa de Desenvolvimento Educacional do estado do Paraná e suas percepções em relação ao supracitado programa de formação continuada de professores da educação básica. A pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008) articula contribuições de Norton (1997; 2013) sobre identidade e investimento, com as noções de espaço e lugar fornecidas por Tuan (2013). Das entrevistas conduzidas com os professores que são orientadores do programa foi possível perceber uma consciência acerca da limitação de sua agência, e um desconforto resultante desta constatação. Esta verificação impacta na compreensão de suas identidades e em seus lugares como formadores que estão também em formação.

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Biografía del autor/a

Denise Akemi Hibarino, Professora no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.

Professora no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Doutoranda no IEL da UNICAMP.

Janice Inês Nodari, Professora Adjunta do Curso de Letras - Inglês da UFPR.

Professora Adjunta do Curso de Letras - Inglês da UFPR. Mestre em Letras - Inglês pela UFSC. Graduada em Letras - Português e Inglês pela UFSM.

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

Hibarino, D. A., & Nodari, J. I. (2018). Compreendendo o papel dos orientadores pde: identidade, espaço e lugar. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 42–57. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.30987

Número

Sección

Artículos