Cariogenicidade de bebidas de soja originais e acrescidas de sucos de fruta

Autores

  • Gisely Maria Freire Abílio Federal University of Paraiba
  • Diego Isaias Dias Marques Federal University of Paraiba
  • Irlan de Almeida Freires Federal University of Paraiba
  • Alessandro Leite Cavalcanti UEPB
  • Ricardo Dias de Castro Federal University of Paraiba

Palavras-chave:

Dieta, cariogênicos, sacarose, bebidas, viscosidade

Resumo

Objetivo: Avaliar o potencial cariogênico de bebidas à base de soja disponíveis no mercado brasileiro. Metodologia: Três bebidas de soja de diferentes marcas comerciais (Ades®, Mais Vita® e Sollys®) e sabores (original, abacaxi, laranja e uva) foram analisadas. Verificaram-se os Teores de Sólidos Solúveis Totais (TSST) e de Açúcares Redutores (AR), Não-redutores (ANR) e Totais (AT). As análises foram realizadas em triplicata e os dados submetidos à Análise de Variância (ANOVA), com erro α de 0,05. Resultados: Os valores TSST variaram de 8,25 a 15,00 °Brix para todas as amostras, não havendo diferenças entre as bebidas originais e as acrescidas de sucos de fruta. Não foram detectados AR nas amostras de bebidas originais. Quanto às formulações contendo sucos de fruta, o Mais Vita® uva apresentou os mais altos níveis de AR (P < 0,05). Quanto à ANR e AT, Ades® e Mais Vita® Originais revelaram teores significantemente menores que as bebidas acrescidas de sucos de fruta (P < 0,05). Conclusão: Não houve diferença no TSST entre as bebidas de soja originais e as acrescidas de sucos de fruta. A maioria das formulações contendo suco de fruta apresentou teores mais altos de AT e sacarose quando comparados à respectiva bebida original, o que pode resultar em um maior potencial cariogênico do produto.

Biografia do Autor

Gisely Maria Freire Abílio, Federal University of Paraiba

MSc, Adjunct Professor, Federal University of Paraiba, Bananeiras, PB, Brazil

Diego Isaias Dias Marques, Federal University of Paraiba

Scientific Initiation Student, School of Dentistry, Federal University of Paraiba, João Pessoa, PB, Brazil

Alessandro Leite Cavalcanti, UEPB

Drofessor Titular Doutor do Departamento de Odontologia; Editor Científico Periódico Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada

Ricardo Dias de Castro, Federal University of Paraiba

DDS, MSc, PhD, Adjunct Professor, Department of Clinics and Social Dentistry, School of Dentistry, Federal University of Paraiba, João Pessoa, PB, Brazil.

Downloads

Publicado

2011-11-19

Edição

Seção

Artigo Original