A importância do atendimento multiprofissional e interdisciplinar na reabilitação e promoção de saúde ao portador de fissura labiopalatal

Autores

  • Daniela Lorenzzoni UFSC
  • Daniela Lemos Carcereri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Arno Locks Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Fissura labiopalatal, Saúde Coletiva, Odontologia

Resumo

As fissuras labiopalatais constituem um dos defeitos congênitos mais freqüentes da região de cabeça e pescoço. No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e estudos realizados pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) em Bauru/SP, a prevalência ocorre em uma grandeza de 1:650 nascimentos. Resultam em uma série de seqüelas que podem acompanhar o portador durante toda a vida apresentando ônus em termos de morbidade, estigmatização e exclusão social. O tratamento requer um acompanhamento contínuo desde o nascimento até a fase final do crescimento com o objetivo de prevenir e tratar transtornos estéticos, funcionais e psico-sociais. Esta revisão da literatura busca refletir sobre a organização do processo de trabalho através de um atendimento multiprofissional e interdisciplinar nas ações de reabilitação e promoção da saúde ao portador de fissura labiopalatal. Há presença de lacunas na integração entre as especialidades que compõem os três níveis de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e há necessidade de atuação do poder público para que sejam garantidos os serviços de referência e contra-referência.

Biografia do Autor

Daniela Lorenzzoni, UFSC

rod. joao paulo, 820, ap. 203 Bloco C, Florianopolis SC cep. 88030300

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora assistente IV, do curso de graduação em odontologia, e Professora da pós-graduação em odontologia, área de concentração em saúde coletiva, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Bucal Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, saúde da família, odontopediatria, promoção da saúde, integralidade e interdisciplinaridade em saúde.

Arno Locks, Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973) , mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) , doutorado em Odontologia (Ortodontia) [Araraquara] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado pela Royal School Of Dentistry University Of Aarhus (2004) . Atualmente é PROFESSOR da Universidade Federal de Santa Catarina, da Jornal Brasileiro de Ortodontia Ortopedia Facial, da Revista Dental Press de Ortodontia E Ortopedia Facial, CONSULTOR CIENTÍFICO da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, CONSULTOR CIENTÍFICO da Revista da Sociedade Brasileira de Ortodontia e PRESIDENTE do Associação Brasileira Cirurgiões Dentistas. Tem experiência na área de Odontologia , com ênfase em Ortodontia.

Downloads

Publicado

2010-04-05

Edição

Seção

Revisão de Literatura