Perfil de técnicos em higiene dental quanto à prática profissional, à educação permanente e ao trabalho em serviço público

Autores

  • Paulo Rogério Ferreti Bonan Universidade Estadual de Montes Claros
  • Luciana Yamamoto Almeida Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros
  • Fillipe Mateus Castro Carvalho Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Manoel Brito Júnior Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Marília Sarmento da Silva Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Daniella Reis Barbosa Martelli Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

Dental hygienist, healthcare job market, education

Resumo

Objetivo: Os objetivos deste trabalho foram conhecer o perfil dos egressos do Curso Técnico de Higiene Dental (THD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), bem como verificar a eficácia e a adequabilidade dos binômios Técnico em Higiene Dental/Educação Permanente e Técnico em Higiene Dental/Serviço Público. Metodologia: O delineamento do estudo foi transversal e descritivo. Para coleta dos dados utilizou-se um instrumento semi-estruturado e auto-aplicável, que foi preenchido por 128 egressos do Curso Técnico de Higiene Dental da Unimontes, matriculados no período de 1994 a 2006. Resultados: Houve predominância de egressos do gênero feminino (94,5%), faixa salarial baixa (de um a dois salários mínimos: 57,0%), egressos trabalhando em empregos não relacionados com a formação de THD (22,7%), desvio de função (75,8%), índices intermediários de capacitação após a conclusão do curso técnico (47,7%) e reconhecimento de que o Programa de Saúde da Família é uma importante opção de trabalho para 93% dos participantes. Conclusão: Os resultados indicaram feminilização da profissão, predominância de inserção desse profissional no serviço público, baixa faixa salarial, desvio de função e constatação de que o THD conhece as suas atribuições no Programa de Saúde da Família, apesar de possuir baixa inserção nesse programa. Além disso, os egressos demonstraram interesse pela educação continuada.

Biografia do Autor

Luciana Yamamoto Almeida, Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros

Aluna de Iniciação Científica do Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Fillipe Mateus Castro Carvalho, Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Aluno de Iniciação Científica do Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Manoel Brito Júnior, Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Professor do Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Marília Sarmento da Silva, Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Pesquisadora do Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Daniella Reis Barbosa Martelli, Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Professora do Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS, da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2009-03-06

Edição

Seção

Artigo Original