Avaliação estudantil de sua formação odontológica relacionada ao aprendizado de ciências básicas: comparação de quatro currículos na Noruega e no Brasil

Autores

  • Cassiano Kuchenbecker Rösing UFRGS
  • Rui Vicente Oppermann UFRGS
  • Debora Trevisan Silva ULBRA
  • Patrícia Regina Deon ULBRA
  • Per Gjermo University of Oslo

Palavras-chave:

Basic sciences, curriculum development, dental education

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a opinião de estudantes de Odontologia a respeito do ensino de ciências básicas no currículo odontológico. Metodologia: Quatro currículos (dois do Brasil e dois da Noruega) foram avaliados. Na Universidade de Oslo (UiO) a mudança de currículo estava ocorrendo, de uma abordagem mais tradicional para uma mais integrada e com aprendizado baseado no problema (PBL). Os currículos brasileiros são tradicionais. A amostra foi constituída por 22 estudantes do currículo antigo (UiO-antigo) e 28 estudantes do novo currículo da Universidade de Oslo (UiO-novo) e por 25 estudantes de cada uma das universidades brasileiras avaliadas (UFRGS e ULBRA). As opiniões dos chefes de disciplina também foram coletadas (UiO n=17, UFRGS n=10, ULBRA n=13). Resultados: A maioria dos estudantes, principalmente UiO-novo (75%), relatou que o ensino e o treinamento biológico básico deveriam ser idênticos para estudantes de medicina e de odontologia. Anatomia e Patologia foram consideradas as ciências básicas mais importantes pelos estudantes, seguidas por Microbiologia, Histologia e Bioquímica. Conclusão: Pode-se concluir que a importância das disciplinas básicas é reconhecida pelos estudantes de Odontologia na Noruega e no Brasil independentemente do modelo curricular. Palavras-chave: Ciências básicas; desenvolvimento de currículo; educação odontológica

Biografia do Autor

Cassiano Kuchenbecker Rösing, UFRGS

Professor da área de Periodontia da UFRGS e da ULBRA na graduação e pós graduação.

Rui Vicente Oppermann, UFRGS

Doutor em Odontologia, Professor Titular de Periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Debora Trevisan Silva, ULBRA

Cirurgiã-Dentista – Clínica particular

Patrícia Regina Deon, ULBRA

Mestre em Periodontia – Clínica particular

Per Gjermo, University of Oslo

Doutor em Odontologia, Professor Titular de Periodontia da Universidade de Oslo – Oslo, Noruega

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Publicado

2008-06-22

Edição

Seção

Artigo Original