Prevalência de traumatismos maxilo-faciais e dentais em pacientes atendidos no Pronto-Socorro Municipal de São José dos Campos/SP

Autores

  • Marcia Maciel Menezes
  • Karen Cristina Kazue Yui
  • Maria Amelia Máximo Araujo
  • Márcia Carneiro Valera

Palavras-chave:

Dental trauma, maxillofacial trauma

Resumo


O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre as causas de traumatismos maxilo-faciais e dentais em pacientes atendidos no ambulatório do setor de Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Pronto Socorro Municipal de uma cidade do Estado de São Paulo com 600.000 habitantes no período de janeiro de 1998 a abril de 2002. Foram selecionados 756 casos e os dados referentes ao sexo, idade, data de atendimento, causa do trauma, áreas envolvidas, envolvimento dentário e tipo de trauma dental foram anotados em uma ficha. Os resultados mostraram que: 80,29% dos traumatismos ocorreram no sexo masculino; a faixa etária mais envolvida foi 25-29 anos (51,87%); a causa mais freqüente foi acidente automobilístico/bicicleta (25,33%); a região dos ossos nasais foi a mais acometida representando 32% dos casos; os dentes permanentes anteriores os mais afetados (69,39%) e o tipo de trauma dental mais freqüente foi a avulsão (35,37%). Verificou-se pelo teste qui-quadrado de aderência a uma distribuição uniforme que houve diferença estatística em todos os 6 itens analisados (p < 0,05). Concluiu-se que a ocorrência de traumatismo maxilo-facial foi mais freqüente em adultos do sexo masculino, relacionados a acidente automobilístico/bicicleta, sendo a região dos ossos nasais a área mais acometida, os dentes permanentes anteriores os mais envolvidos e a avulsão, o trauma dental mais freqüente.
UNITERMOS: traumatismos dentários; traumatismos mandibulares; traumatismos maxilofaciais

Biografia do Autor

Marcia Maciel Menezes

Aluna do curso de Pós-Graduação, nível doutorado, em Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, UNESP.

Karen Cristina Kazue Yui

Aluna do curso de Pós-Graduação, nível doutorado, em Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, UNESP.

Maria Amelia Máximo Araujo

Professora Titular do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, UNESP.

Márcia Carneiro Valera

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, UNESP.

Downloads

Publicado

2007-10-17

Edição

Seção

Artigo Original