Avaliação da apresentação comercial de escovas dentais disponíveis no Brasil

Autores

  • Natália Bueno Feitosa Faculdade de Odontologia da UFMG
  • Carolina Castro Martins Faculdade de Odontologia da UFMG
  • Loliza Luiz Figueiredo Chalub Faculdade de Odontologia da UFMG
  • Miriam Pimenta Parreira Vale Faculdade de Odontologia da UFMG
  • Saul Martins Paiva Faculdade de Odontologia da UFMG

Palavras-chave:

Toothbrushing, strategies, dental pediatrics, dental hygiene, oral hygiene products

Resumo

Objetivo: A proposta deste estudo foi avaliar a apresentação comercial de 15 escovas dentais destinadas ao público infantil. Metodologia: As escovas foram adquiridas em diferentes pontos de venda na cidade de Belo Horizonte, MG. Foram avaliados: fabricante, dureza das cerdas, instruções sobre o uso do produto, indicação de idade, tempo de uso, desenhos de personagens infantis, selo da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), preço, material utilizado no cabo, comprimento das cerdas (mm) e presença de corante nas cerdas. Resultados: Um total de 87% das escovas informava sobre a necessidade de troca a cada 3 meses, 73% instruíam sobre uso, 47% possuíam o selo da ABO, 60% apresentavam desenhos infantis e 73% possuíam cerdas de 10 mm de comprimento. O preço variou entre R$1,00 a R$8,55. Conclusão: Os fabricantes utilizaram estratégias publicitárias para atrair as crianças e motivar o consumo, mas muitas escovas não apresentaram informações importantes como selo da ABO, instruções de uso, tempo de uso e idade indicada. O reforço e a orientação do dentista são fundamentais para motivar o paciente sobre a higiene bucal adequada. Palavras-chave: Escovação dentária; estratégias; odontopediatria; higiene dentária; produtos para higiene bucal

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Publicado

2008-06-22

Edição

Seção

Artigo Original