Serviço Social e Educação Popular: um recorte dos estudos produzidos no período de 1980-2010 no Brasil / Social Work and Popular Education: a cut of the studies produced in the 1980-2010 period in Brazil

Autores

  • Aline Maria Batista Machado UFPB
  • Ana Carla dos Santos UFPB
  • Elailla Andrius de Morais Soares

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.19645

Resumo

A finalidade deste artigo é fazer um breve resgate histórico acerca da articulação entre a área da educação popular e a do Serviço Social no Brasil, bem como apresentar os resultados parciais de uma pesquisa que desde 2011 vem sendo realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, da UFPB. O objetivo da investigação é realizar um estudo acerca da produção teórica em nível nacional que articula o Serviço Social à temática da educação popular entre os anos de 1980 e 2010. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem de tipo quali-quantitativa, toma como procedimento de análise a técnica análise de conteúdo. De modo geral, os resultados estão revelando que a maioria das produções teóricas que articula Serviço Social ao tema da educação popular advém de mulheres, porém, tal produção tem se mostrado incipiente, visto que em três anos de investigação só encontramos 41 produções. Dentre os resultados obtidos observamos que há necessidade de assistentes sociais que atuam com a Educação Popular sistematizar e publicar mais suas experiências, posto que isso contribuiria com o debate da educação popular no Serviço Social. Por outro lado, tais resultados podem estar revelando que não há muitos profissionais de Serviço Social estudando essa temática ou atuando na área, devido, inclusive, ao próprio afastamento histórico de intelectuais do Serviço Social da área da educação popular devido à crítica ao ecletismo teórico entre os anos de 1970 e 1980, mas o fato é que a década atual tem resgatado o diálogo entre essas duas temáticas, a exemplo do CFESS em publicação recente acerca dos “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação”.

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Biografia do Autor

Aline Maria Batista Machado, UFPB

Professora Adjunto 03 do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, do Programa de Pós-graduação em Educação/UFPB e do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB. Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em Serviço Social pela UFPB e doutorado em Educação (2009) pela mesma universidade. Desde 2010 coordena o GEPEDUPSS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais). Já foi vice-chefe e chefe do Departamento de Serviço Social da UFPB (2012-2014). Foi representante da UFPB no Conselho Estadual de Assistência Social (Paraíba) (2012-2014). Atualmente é representante titular do CCHLA no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UFPB (2013-2015.)Trabalha principalmente com os seguintes temas: Serviço Social, Educação Popular, Cidadania, Movimentos Sociais, "Terceiro Setor", Organizações Não-Governamentais - ONGs e Trabalho. E é parecerista das Revistas Científicas: Barbarói (da UNISC), Fundamentos da Educação (do IFSP) e Temas em Educação (da UFPB).

Ana Carla dos Santos, UFPB

Bolsista PIBIC do curso de Serviço Social da UFPB e integrante do GEPEDUPSS.

Elailla Andrius de Morais Soares

Assistente Social, Mestranda em Educação no PPGE-UFPB e integrante do GEPEDUPSS.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Machado, A. M. B., dos Santos, A. C., & Soares, E. A. de M. (2014). Serviço Social e Educação Popular: um recorte dos estudos produzidos no período de 1980-2010 no Brasil / Social Work and Popular Education: a cut of the studies produced in the 1980-2010 period in Brazil. Textos & Contextos (Porto Alegre), 13(2), 337–354. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.19645

Edição

Seção

Ensino e Formação