Tendências atuais no ensino dos Fundamentos do Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2019.2.35948

Palavras-chave:

Fundamentos. Serviço Social. Projetos Pedagógicos.

Resumo

O artigo, fruto da pesquisa de pós-doutoramento, analisa o ensino dos Fundamentos do Serviço Social, considerando as tendências atuais relativas à formação em nível brasileiro e as expressas na operacionalidade formativa no âmbito das Unidades de Formação Acadêmica. Trata-se de pesquisa documental, realizada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos selecionados das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. A definição da amostra deu-se a partir da demarcação da instituição presencial mais antiga em cada região, com trajetória consolidada no âmbito da graduação e da pós-graduação. Os resultados apontam que apesar de a formação presencial em Serviço Social dar-se, tendencialmente, em instituições de natureza privada e concentrada na Região Sudeste do Brasil, percebe-se que o ensino dos Fundamentos se assentam no caráter dialético e ontológico, próprios do cariz marxiano, com notórios esforços de abandono da concepção tricotômica entre história, teoria e método.

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Biografia do Autor

Marileia Goin, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Assistente Social pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2016). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP, 2019). Docente do Curso de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Goin, M. (2019). Tendências atuais no ensino dos Fundamentos do Serviço Social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 18(2), e35948. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2019.2.35948

Edição

Seção

Serviço Social no Brasil e em Cuba