Repensando a cidadania e a justiça para a pessoa com transtorno mental: olhares a partir das teorias de Marshall e Fraser / Rethinking citizenship and justice for the person with mental disorder: perspectives from the theories by Marshall and Fraser

Authors

  • Sofia Laurentino Barbosa Pereira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Simone de Jesus Guimarães Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2018.2.29607

Keywords:

Cidadania, Justiça, Reforma Psiquiátrica, Política de Saúde Mental.

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a construção da cidadania e a reparação das injustiças cometidas contra as pessoas com transtorno mental, a partir dos ideais da Reforma Psiquiátrica, da luta antimanicomial e da política nacional de saúde mental, e à luz das análises de T.H. Marshall e Nancy Fraser. Através de uma construção sócio histórica e teórico-crítica, buscou-se um caminho que permitisse o diálogo com teorias que trazem importantes contribuições para o debate da cidadania e da justiça, de forma a se fertilizarem mutuamente, permitindo uma reflexão ampla da temática.

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Author Biographies

Sofia Laurentino Barbosa Pereira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Assistente social. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí.

Simone de Jesus Guimarães, Universidade Federal do Piauí

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do programa de pós-graduação em políticas públicas da Universidade Federal do Piauí.

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Published

2018-12-30

How to Cite

Pereira, S. L. B., & Guimarães, S. de J. (2018). Repensando a cidadania e a justiça para a pessoa com transtorno mental: olhares a partir das teorias de Marshall e Fraser / Rethinking citizenship and justice for the person with mental disorder: perspectives from the theories by Marshall and Fraser. Textos & Contextos (Porto Alegre), 17(2), 393–405. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2018.2.29607

Issue

Section

Direitos Humanos e Políticas Públicas