Epistemologia da Auto-Organização na Educação Não Formal Permanente em Comunidades / Self-Organization Epistemology in Non-Formal Life Long Learning and Education Communities
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16980Palavras-chave:
Aprendizagem. Padrões Auto-Organizativos. Educador Social. Observador.Resumo
O desafio de compreender com rigor os fenómenos de aprendizagem e de educação social terá que seguir atenta e criticamente os constructos das várias áreas do saber humano, exigindo capacidade em assumirmos as nossas crenças na investigação e/ou ação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das nossas explicações. Para ser considerado um membro das comunidades constitutivas, o educador deve demonstrar solicitude e empatia, os principais ingredientes para produzir confiança, sem manipulações, mas antes com a humildade de quem se encontra disponível para acolher e ser acolhido; métodos e técnicas que promovem a autoexposição de educandos-educadores sociais (sobretudo de âmbito biográfico) são aqui indicados.Downloads
Downloads
Publicado
2014-08-26
Como Citar
Oliveira, M. C. F. C., & de Lima, L. M. P. (2014). Epistemologia da Auto-Organização na Educação Não Formal Permanente em Comunidades / Self-Organization Epistemology in Non-Formal Life Long Learning and Education Communities. Textos & Contextos (Porto Alegre), 13(1), 170–183. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16980
Edição
Seção
Pesquisa e Formação