Epistemologia da Auto-Organização na Educação Não Formal Permanente em Comunidades / Self-Organization Epistemology in Non-Formal Life Long Learning and Education Communities

Autores

  • Maria Clara Faria Costa Oliveira Universidade do Minho
  • Lizete Maria Pulgati de Lima Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16980

Palavras-chave:

Aprendizagem. Padrões Auto-Organizativos. Educador Social. Observador.

Resumo

O desafio de compreender com rigor os fenómenos de aprendizagem e de educação social terá que seguir atenta e criticamente os constructos das várias áreas do saber humano, exigindo capacidade em assumirmos as nossas crenças na investigação e/ou ação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das nossas explicações. Para ser considerado um membro das comunidades constitutivas, o educador deve demonstrar solicitude e empatia, os principais ingredientes para produzir confiança, sem manipulações, mas antes com a humildade de quem se encontra disponível para acolher e ser acolhido; métodos e técnicas que promovem a autoexposição de educandos-educadores sociais (sobretudo de âmbito biográfico) são aqui indicados.

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Biografia do Autor

Maria Clara Faria Costa Oliveira, Universidade do Minho

Professora Associada com Agregação Instituto de Educação Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física Universidade do Minho

Lizete Maria Pulgati de Lima, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Psicóloga. Mestranda do Programa de Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul. Pesquisadora do Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas - GAIA/ UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2014-08-26

Como Citar

Oliveira, M. C. F. C., & de Lima, L. M. P. (2014). Epistemologia da Auto-Organização na Educação Não Formal Permanente em Comunidades / Self-Organization Epistemology in Non-Formal Life Long Learning and Education Communities. Textos & Contextos (Porto Alegre), 13(1), 170–183. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16980

Edição

Seção

Pesquisa e Formação