Epistemologia da Auto-Organização na Educação Não Formal Permanente em Comunidades / Self-Organization Epistemology in Non-Formal Life Long Learning and Education Communities
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16980Palabras clave:
Aprendizagem. Padrões Auto-Organizativos. Educador Social. Observador.Resumen
O desafio de compreender com rigor os fenómenos de aprendizagem e de educação social terá que seguir atenta e criticamente os constructos das várias áreas do saber humano, exigindo capacidade em assumirmos as nossas crenças na investigação e/ou ação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das nossas explicações. Para ser considerado um membro das comunidades constitutivas, o educador deve demonstrar solicitude e empatia, os principais ingredientes para produzir confiança, sem manipulações, mas antes com a humildade de quem se encontra disponível para acolher e ser acolhido; métodos e técnicas que promovem a autoexposição de educandos-educadores sociais (sobretudo de âmbito biográfico) são aqui indicados.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.