Uma experiência de limiar: sobre a medialidade dos jogos (de computador)

Autores

  • Maurício Liesen Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.32140

Palavras-chave:

teorias dos jogos, teorias da comunicação, teorias dos media, filosofia dos media

Resumo

O presente texto realiza um breve estudo conceitual sobre o jogo e o lúdico. A partir da exposição das estruturais mediais e ontológicas do jogo, este trabalho argumenta sobre a sua particularidade como uma experiência de limiar. Por fim, por meio de uma caracterização das especificidades dos jogos de computador, levanta-se a discussão sobre um conflito conceitual entre jogo e comunicação.

Biografia do Autor

Maurício Liesen, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR.

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Atualmente, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em  Comunicação da UFPR, onde realiza estágio pós-doutoral com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). 

Referências

BATESON, Gregory. “A Theory of Game and Fantasy.” In: BATESON, Gregory. Steps to an Ecology of Mind, p. 183–99. Northvale-NJ/London: Jason Aronson, 1972.

BEIL, Benjamin. Game Studies: Eine Einführung. Berlin: Lit, 2013.

CAILLOIS, Roger. Man, Play, and Games. Trad. Meyer Barash. Chicago: University of Illinois Press, 2011.

DISTELMAYER, Jan; HANKE, Christine; MERSCH, Dieter Mersch (Org.). Game over!? Perspektiven Des Computerspiels. Bielefeld: transcript, 2008.

FUCHS, Mathias; FIZEK, Sonia; RUFFINO, Paolo; SCHRAPE, Niklas (Org.). Rethinking Gamification. Lüneburg: Meson Press by Hybrid, 2014.

GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode: Grundzuge Der Philosophischen Hermeneutik. Tübingen: Mohr Siebeck, 1975.

GOODMAN, Nelson. Languages of Art: An Approach to a Theory of Symbols. Indianapolis/New York/Kansas City: Hackett Publishing, 1968.

GÜNZEL, Stephan. “The Mediality of Computer Games”. In: FROMME, Johannes; UNGER, Alexander (Org.), Computer Games and New Media Cultures, p. 31–46. Dordrecht: Springer Netherlands, 2012.

HOAD, T. F. “Illusion”. The Concise Oxford Dictionary of English Etymology. Oxford University Press, 1996.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: A Study of the Play-Element in Culture. London: Routledge & Kegan Paul, 1980.

JUUL, Jesper. The Art of Failure: An Essay on the Pain of Playing Video Games. Cambridge: The MIT Press, 2013.

KAPP, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-Based Methods and Strategies for Training and Education. Hoboken: John Wiley & Sons, 2012.

LIEBE, Michael. “There Is No Magic Circle: On the Difference between Computer Games and Traditional Games”. In: GÜNZEL, Stephan; LIEBE, Michael; MERSCH, Dieter (Org.). Philosophy of Computer Games, p. 324–41. Potsdam: Potsdam University Press, 2008.

MAHRENHOLZ, Simone. “Analogisches Denken. Aspekte Nicht-Diskursiver Rationalität.” In: MERSCH, Dieter (Org.). Die Medien der Künste: Beiträge zur Theorie des Darstellens, p. 75–92. Munique/Paderborn: Wilhelm Fink, 2003.

MERSCH, Dieter. “Logik und Medialität des Computerspiels. Eine Medientheoretische Analyse”. In: DISTELMAYER, Jan; HANKE, Christine; MERSCH, Dieter Mersch (Org.). Game over!? Perspektiven Des Computerspiels, p. 9–41. Bielefeld: transcript, 2008.

———. Ordo Ab Chao - Order from Noise. Berlin/Zürich: Diaphanes, 2014

NEITZEL, Britta. “Metacommunicative Circles.” In: GÜNZEL, Stephan; LIEBE, Michael; MERSCH, Dieter (Org.). Philosophy of Computer Games, p. 278–95. Potsdam: Potsdam University Press, 2008.

PIAS, Claus. Computer Spiel Welten. Munique: sequenzia, 2002.

RAUTZENBERG, Markus. “Gerahmte Ungewissheit. Medialiät dnd Kontingenz im digitalen Zeitalter”. WULF, Wulf; ZABOTKINA, Vera (Org). Paragrana 24 (2), 57–73. Berlin: De Gruyter, 2015.

VON NEUMANN, John; MORGENSTERN, Oskar. Theory of Games and Economic Behavior. Princeton: Princeton University Press, 1944.

WOLF, Mark. The Medium of the Video Game. Austin: University of Texas Press, 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Edição

Seção

Dossiê Game Studies