“Uma Festa Baphônica no Twitter”: Narrativa de si e apropriação de linguagem nas construções identitárias da personagem Katylene e seu criador a partir do caso da hashtag #KatyBDay

Autores/as

  • Adriana Amaral UNISINOS
  • Rafael Krambeck UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.17970

Palabras clave:

Twitter, Identidade, Apropriação de linguagem nas redes sociais

Resumen

O presente trabalho discute a temática das construções de narrativas identitárias a partir da análise do caso da personagem Katylene Beezmarcky e de seu criador, Daniel Carvalho, no Twitter. Para isso, busca-se construir um embasamento teórico em três vias que tentam dar conta sobre as construções de identidades nas redes, a potencial instauração de “celebridades da web” e a apropriação social de uma cultura e linguagem característica veiculada pela personagem no espaço digital. A análise focou-se em tweets publicados entre 28 de abril e 4 de maio de 2012 e, a partir da categorização dos mesmos, reflete sobre a relação estabelecida entre Katylene e Daniel e entre Katylene e seus seguidores.

Citas

AMARAL, A. Redes sociais, linguagem e disputas simbólicas. ComCiência, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: <http://comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=70&id=878&print=true>. Acesso em: 26 dez. 2011.

ANDERSON, C. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BAYM, N. Personal Connections in the Digital Age. Cambridge: Polity Press, 2010.

DONATH, J. S. Identity and deception in the virtual community. In: KOLLOCK, P.; SMITH, M. (org.). Communities in cyberspace. Londres: Routledge, 1999.

DÖRING, N. Personal home pages on the web: a review of research. In: Journal of Computer-Mediated Comunicaction, n. 7, v. 3, 2002. Disponível em: <http://migre.me/9gVHd>. Acesso em: 12 abr. 2012.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. RJ: Jorge Zahar, 2002.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.

KENWAY, J. Educando cybercidadãos que sejam “ligados” e críticos. In: SILVA, L. H. (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 99-120.

LANA, L. A mulher bem-sucedida e a participação da internet na construção de celebridades femininas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013. Manaus. Anais eletrônicos... Manaus: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM), 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1664-1.pdf>. Acesso em: 29 set. 2013.

LIESENBERG, S. O processo de celebrificação na internet: o caso de Stefhany do CrossFox. 2012. 279 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Comunicação e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, 2012

MARSHALL, P. D. Celebrity and power. Minneapolis: University of Minneapolis Press, 1997.

MOORE, H. Fantasias de poder e fantasias de identidade: gênero, raça e violência. Cadernos Pagu, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, v. 14, 2000, p. 13-44.

MORIN, E. As estrelas. Mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

PIMENTEL, M. C. A construção da celebridade midiática. Contemporânea, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, 2005, p. 193-203.

PRIMO, Alex. Existem celebridades da e na blogosfera: reputação e renome em blogs. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007. Santos. Anais eletrônicos... Santos: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM), 2007. Disponível em: <http://migre.me/9gVIf>. Acesso em: 21 jun. 2011.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SÁ, S.; POLIVANOV, B. B. Materialidades da comunicação e presentificação do sujeito em sites de redes sociais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 21., 2012. Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Juiz de Fora: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), 2012. Disponível em: <http://www.compos.org.br/pagina.php?menu=8&mmenu=0&fcodigo=1795> Acesso em: 21 jul. 2012.

SCHAU, H.; GILLY, M. We Are What We Post? Self-Presentation in Personal Web Space. Journal of Consumer Research, Inc., vol. 30, 2003.

SENFT, T. M. Camgirls: celebrity & community in the age of social networks. New York: Peter Lang, 2008.

SHIRKY, C. Here comes everybody: how digital networks transform our ability to gather and cooperate. New York: Penguin Press, 2008.

SIBILIA, P. O show do eu. A intimidade como espetáculo. RJ: Nova Fronteira, 2008.

TURKLE, S. A vida no ecrã: a identidade na era da internet. Lisboa: Relógio D’água, 1997.

TWENGE, J. M.; CAMPBELL, W. K. The narcissism epidemic: living in the age of entitlement. New York: Free Press, 2009.

Publicado

2015-04-21

Número

Sección

Artículos