Circuitos e interação: articulações metodológicas para a análise de produtos culturais midiáticos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.16479Keywords:
Estudos Culturais, Metodologia, Interação.Abstract
Este artigo pretende discutir problemáticas teórico-metodológicas envolvidas na operacionalização dos modelos de circuitos de comunicação/cultura elaborados pelos Estudos Culturais. Delimitando o campo nos quais estes modelos se inserem como abordagens de método, será possível retomar o debate estabelecido em torno da forma mais adequada de acionamento do modelo nas pesquisas empíricas. Neste percurso, pretende-se abrir terreno para o ponto central deste trabalho: a inserção do conceito de interação como chave heurística fundamental para apreensão dos circuitos e para sua inscrição nas agendas investigativas. As características de uma pesquisa norteada por este desenho do processo comunicativo serão expostas em uma sessão dedicada à análise de um episódio do programa Aglomerado, da Rede Brasil.References
ALASUUTARI, Pertti. Theorizing in qualitative research: a cultural studies perspective. In: Qualitative Inquiry, v. 2, 1996, pp. 371-84.
BAUER, Martin; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. In: BAUER, Martin, GASKELL, George. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BRAGA, José Luiz. Dispositivos interacionais. In: XX Encontro Anual da Compós, Porto Alegre, 2011, pp.1-15.
________. Uma teoria tentativa. In: E-Compós, Brasília, v. 12, 2012, pp.1-17.
BUCKINGHAM, David. As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais. In: Matrizes, São Paulo, n.2, 2012, pp.93-121.
DOVER, Caroline. Everyday talk: Investigating media consumption and identity amongst school children. In: Particip@tions, v. 4, n. 1, 2007, s/p.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos culturais: as margens de um programa de pesquisa. In: E-Compós, Brasília, v.6, 2006, pp.1-16.
________________. Narrativas pessoais midiatizadas: uma proposta para o estudo de práticas orientadas pela mídia. In: FAMECOS, Porto Alegre, v. 18, 2011, pp.198-211.
________________. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e recepção. In: Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, 2007, pp. 115-135.
________________. Quando a recepção já não alcança: os sentidos circulam entre a produção e a recepção. In: E-Compós, Brasília, v. 12, 2009, pp. 1-15.
FRANÇA, Vera. Programas populares na TV: desafios metodológicos e conceituais. In: XIII Encontro Anual da Compós, São Bernardo do Campo, 2004, pp.1-16.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação e Realidade, v.22, Porto Alegre, 1997, pp.15-46.
________. Codificação/Decodificação. In: SOVIK, L (Org.). Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
FUNK. Aglomerado. Rio de Janeiro: TV Brasil, 11 de mai. 2012. Auditório (TV). 52 min.
JOHNSON, Richard. ¿En definitiva: que són los estudios culturales? Tradução por Maureen Chacón. Universidade Nacional: 2005.
LAKATOS, Imre. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza Editorial, 1989.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.
PETERSON, Mark Allen. Performing media – Toward an ethnography of intertextuality. In: ROTHENBUHLER, Eric; COMAN, Mihai. (Orgs.). Media Anthropology. London: Sage, 2005.
QUÉRÉ, L.; TERZI, C. Os fundamentos sensíveis da experiência pública. In: FRANÇA, V; OLIVEIRA, L (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, pp. 295-307.
Downloads
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT
The submission of originals to Imaginario implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Imaginario as the site of original publication.
CREATIVE COMMONS LICENSE
As this journal is open access, the articles are allowed free use in scientific and educational applications, with citation of the source.
According to the type of Creative Commons License (CC-BY 4.0) adopted by Imaginario, the user must respect the requirements below.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
However, only under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests Imaginario endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.
For more details on the Creative Commons license, please follow the link in the footer of this website.