O choque do real na narrativa cinematográfica Azul é a Cor Mais Quente: reflexões sobre cultura e estética

Autores

  • Tarcízio Macedo Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0003-3600-1497
  • Sérgio do Espírito Santo Ferreira Júnior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Otacílio Amaral Filho Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.21959

Palavras-chave:

Cinema e Comunicação, Choque do Real, Estética, Homoerotismo, Narrativa Cinematográfica

Resumo

O presente artigo aborda a representação cinematográfica de práticas homoeróticas, buscando compreender como esses elementos se constituem em uma negociação entre cultura e estética, que processa um desenraizamento do que é normativo tanto nas práticas sociais quanto na representação, dando destaque às identidades culturais. Seguindo um caminho indicado por Beatriz Jaguaribe e possuindo como corpus a película francesa Azul é a Cor Mais Quente, propomos uma leitura analítica da experiência do choque contemporâneo, apontando para a influência e importância do realismo estético utilizado pelo diretor Abdellatif Kechiche na construção das cenas para sensibilizar o espectador com a temática homoerótica, intensificando quadros que seriam despercebidos, formatando o que Jaguaribe nomeia como “choque do real” e “pedagogia da realidade”.

Biografia do Autor

Tarcízio Macedo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com bolsa CAPES e período sanduíche na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com bolsa CAPES e UFPA. É bacharel em Comunicação Social  Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFPA. É co-líder do Laboratório de Pesquisa Midiática na Amazônia (CNPq/UFPA) e também integra o diretório do CNPq/UFPA nos grupos de pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia e Comunicação, Consumo e Identidade. Foi pesquisador visitante no PósCom/UFBA e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Digitais/UNEB.

Sérgio do Espírito Santo Ferreira Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com bolsa CAPES. ɠbacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFPA, com período sanduíche nas licenciaturas de Sociologia e de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em Portugal, com bolsa Santander Universidades.

Otacílio Amaral Filho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PósCom da Universidade Federal da Bahia. Professor do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Faculdade de Comunicação (PPGCOM/Facom/UFPA). Líder do Laboratório de Pesquisa Midiática na Amazônia e diretor do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.

ARAÚJO, Inácio. Com imagens que encantam, ‘Azul é a Cor Mais Quente’ é maior destaque do ano. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 dez. 2013. Ilustrada. Disponível em: <http://zip.net/bjq4gV>. Acesso em: 12 abr. 2015.

COSTA, Maria. Mulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulher. Bagoas: estudos gays; gêneros e sexualidades, Natal, v. 2, n. 3, p. 98-115, 2009.

FELITTI, Chico. Inspiradas em filme, meninas pintam cabelo de azul para achar parceiras. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 maio 2014. São Paulo. Disponível em: <http://goo.gl/SI70SE>. Acesso em: 8 ago. 2015.

GUIMARÃES, César. O que ainda podemos esperar da experiência estética? In: GUIMARÃES, César; LEAL, Bruno; MENDONÇA, Carlos.

(Org.). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

HEILBORN, Maria. Articulando gênero, sexo e sexualidade: diferenças na saúde. In: GOLDENBERG, Paulete; MARSIGLIA, Regina; GOMES, Mara (Orgs.). O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em

ciências sociais e saúde. Fiocruz: Rio de Janeiro, 2003, p. 197-208.

JAGUARIBE, Beatriz, LISSOVSKY, Mauricio. O visível e os invisíveis: imagem fotográfica e imaginário social. In: JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

JAGUARIBE, Beatriz. O Choque do Real a violência e as estéticas do realismo midiático e literário. Revista Semiosfera, Rio de Janeiro, número especial, dez. 2003.

______. Ficções do real: notas sobre as estéticas do realismo e

pedagogias do olhar na América Latina contemporânea. Revista Ciberlegenda, Niterói, v. 23, n. 1, p. 6-14, 2010.

______. Choque do real. Entrevista com a ensaísta Beatriz Jaguaribe. Blog Luiz Zanin: Cinema, cultura & afins, 21 out. 2007. Entrevista concedida a Luiz Zanin. Online. Disponível em: <http://goo.gl/YXrYv9>. Acesso em: 10 abr. 2015.

LOPES, Denilson. Cinema e gênero. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.

LOUREIRO, João J. P. Elementos de estética. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2002.

MAFFESOLI, Michel. Homossocialidade: da identidade às identificações. Bagoas: estudos gays - gêneros e sexualidades, Natal, v. 1, n. 1, p. 1-10, jul./dez. 2007.

MORENO, Antônio do Nascimento. A personagem homossexual no cinema brasileiro. 1995. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1995.

RRANCIÈRE, Jacques. A revolução estética e seus resultados. Projeto Revoluções, p. 1-29, 2002. Disponível em: <http://goo.gl/Nezti7>. Acesso em: 25 jun. 2014.

RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas: estudos gays - gêneros e sexualidades, Natal, v. 4, n. 5, jul./dez., p. 18-44, 2010.

RODRIGUES, Adriano. Experiência, modernidade e campo dos media. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Covilhã, p. 1-32, 1999. Disponível em: <http://goo.gl/YS4NA2>. Acesso em: 09 dez. 2014.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.

Referências audiovisuais

ALMEIDA, Diana. RIBEIRO, Daniel. Hoje eu quero voltar sozinho. [Filme-vídeo]. Produção de Diana Almeida, direção de Daniel Ribeiro. Brasil, 2014. 96min. color.son.

CHIOUA, Brahim. KECHICHE, Abdellatif. Azul é a Cor Mais Quente (La Vie d’Adèle - Chapitres 1 et 2). [Filmevídeo]. Produção de Brahim Chioua, direção de Abdellatif Kechiche. França, 2013. 179min. color.son.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Artigos