Os efeitos do ensino de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação para a leitura hipertextual em LI: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32392

Palavras-chave:

Hipertexto. Estratégias de leitura. Língua inglesa.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar os eventuais efeitos da instrução de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação para a realização de tarefas automonitoradas de leitura hipertextual em língua inglesa, bem como observar as percepções dos aprendizes em relação às suas experiências de leitura hipertextual a partir da aplicação de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação. Para construir um arcabouço teórico, nos apoiamos nos estudos sobre a leitura hipertextual, assim como em pesquisas sobre estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação (COSCARELLI, 2012; 2016; KONISHI, 2003; LEVY, 2004; O’MALLEY; CHAMOT, 1990; SOLÉ, 1998, entre outros). Participaram deste estudo de caso oito aprendizes do 3º ano do Ensino Médio integrado ao técnico de um Instituto Federal do interior de Goiás, Brasil. Para a geração de dados, utilizamos um questionário, narrativas de aprendizagem escritas pelos participantes, respostas às tarefas e a transcrição de uma entrevista realizada ao final da execução de todas as tarefas. De um modo geral, os participantes demonstram ter aprendido as estratégias trabalhadas e alcançado uma compreensão melhor do hipertexto a partir do uso desses recursos.

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Biografia do Autor

Fernanda Franco Tiraboschi, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente e diretor de Relações Internacionais na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Tiraboschi, F. F., & de Figueiredo, F. J. Q. (2019). Os efeitos do ensino de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação para a leitura hipertextual em LI: um estudo de caso. Letras De Hoje, 54(2), 284–295. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32392

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: