Pistas dos processos de decodificação que levam à compreensão da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32509

Palavras-chave:

Leitura em voz alta. Compreensão leitora. Diagnóstico.

Resumo

A fluência em leitura em voz alta pode repercutir nos resultados de avaliações em larga escala que avaliam a proficiência na compreensão em leitura. Experiências internacionais sugerem que o diagnóstico dos processos de decodificação com automaticidade possibilita o desenvolvimento dos processos de compreensão, solução que pode ser adotada no sistema educacional brasileiro. O objetivo deste texto é apresentar uma proposta de diagnóstico de perfil de leitor quanto à compreensão a partir do controle da fluência em leitura em voz alta, considerando as pistas de processos de automaticidade na decodificação que levam à compreensão da leitura. Seguimos o método Curriculum-Based Measurement (DENO, 2003) para a avaliação da fluência em leitura em voz alta e testamos o instrumento com estudantes de 6º e 9º ano de escolas públicas de Sergipe.

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Biografia do Autor

Alessandra Pereira Gomes Machado, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora na Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Machado, A. P. G., & Freitag, R. M. K. (2019). Pistas dos processos de decodificação que levam à compreensão da leitura. Letras De Hoje, 54(2), 132–145. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32509

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: