A produção de subjetividades no romance e na entrevista midiática: rastros do autobiográfico e da escrita feminista de Maria Valéria Rezende
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.2.29122Palabras clave:
Literatura, Espaço autobiográfico, Subjetividade, Crítica feminista, Maria Valeria RezendeResumen
Este estudo investiga os discursos do biográfico na contemporaneidade sob a forma do romance e da entrevista midiática. Para tanto, retoma a obra de Philippe Lejeune sobre a noção de “pacto autobiográfico”, procura estabelecer diálogos com estudos que demarcam novos modos de pensar a relação do biográfico com a subjetividade a partir do conceito de espaço biográfico, de Leonor Arfuch, e a crítica literária feminista. Com esse aporte teórico, visa analisar a produção de subjetividades na literatura brasileira contemporânea, focando a literatura de autoria feminina e tendo como corpus de análise Outros cantos, de Maria Valéria Rezende, publicado em 2016, e duas entrevistas concedidas pela escritora, veiculadas nos sites dos jornais O Globo e El País. Constata a emergência de uma escrita de viés feminista, em que narrativas ficcionais e autobiográficas são tecidas com o apoio da memória.
Descargas
Citas
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BARTHES, Roland. (1975). Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
BOURDIEU, Pierre. (1986). A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 183-191.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora da UERJ; Vinhedo: Horizonte, 2012.
FREITAS, Guilherme. Maria Valéria Rezende lança romance inspirado em sua atuação contra ditadura. Entrevista concedida por Maria Valéria Rezende ao jornal O Globo. 05 de janeiro de 2016. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/livros/maria-valeria-rezende-lanca-romance-inspirado-emsua-atuacao-contra-ditadura-3-18407009>. Acesso em: 11 set. 2017.
FUNCK, Susana Bronéo. (1994). Da questão da mulher à questão do gênero. In: FUNCK, Susana Bronéo. Crítica literária feminista: uma trajetória. Florianópolis: Insular, 2016. p. 145-153.
LACERDA, Lilian Maria de. Lendo vidas: a memória como escritura autobiográfica. In: MIGNOT, Ana Chrystina; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos (Org.). Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000. p. 81-107.
LEJEUNE, Philippe. (1975). O pacto autobiográfico. In: LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 15-47.
LEJEUNE, Philippe. (1986). O pacto autobiográfico (bis). In: LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 48-69.
LEJEUNE, Philippe. (2005). O pacto autobiográfico, 25 anos depois. In: LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 70-85.
LEJEUNE, Philippe. Um “jê” de pistes. In: LEJEUNE, Philippe. Écrire sa vie: du pacte au patrimoine autobiographique. Paris: Mauconduit, 2015. p. 11-25. (Neste trabalho, utilizamos a tradução de Claudia Renata Duarte, cedida em aula para esta finalidade).
MORAES, Camila. Maria Valéria Rezende: “As pessoas pensam que freiras são bobinhas. Como podem escrever literatura?”. Entrevista concedida por Maria Valeria Rezende ao jornal El País. 24 fev. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/20/cultura/1487625634_391058.html>. Acesso em: 11 set. 2017.
MUZART, Zahidé Lupinacci. A questão do cânone. In: RODRIGUES, Carla; BORGES, Luciana; RAMOS Tânia Regina Oliveira (Org.). Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Funarte, 2016. p. 305-314.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Talentos e formosuras: novas vozes, novos espaços. In: Dascastagnè , Regina; LEAL, Virginia Maria Vasconcelos. Deslocamentos de gênero na narrativa brasileira contemporânea. São Paulo: Horizonte, 2010. p. 32-40.
REZENDE, Maria Valéria. Outros cantos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
RICHARD, Nelly. A escrita tem sexo? In: RICHARD, Nelly. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Tradução de Romulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p.127-141.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.