Aquisição de língua: uma perspectiva Ecolinguística

Autores/as

  • Elza Kioko Nakayama Nenoki Couto Universidade Federal de Goiás
  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Ecolinguística, Aquisição da linguagem, Língua, Povo, Meio ambiente

Resumen

Resumo: Levando em conta que a língua pode ser entendida como um complexo processo que compreende relações naturais, mentais e sociais, este artigo discute o processo de aquisição de primeira língua da perspectiva da Ecolinguística. Assim sendo, começa pela apresentação de um breve resumo das investigações tradicionais sobre assunto, como as que surgiram na linha das propostas de Chomsky, bem como as de Piaget e Vygotsky. A Ecolinguística encara a língua como uma teia ou rede de interações que envolvem pelo menos uma população e seu meio ou território, formando o que se chama ecossistema linguístico ou comunidade linguística. Como o conceito central é interação, e a própria língua é interação, adquirir a primeira língua é adaptar-se ao como se dá a interação nesse ecossistema. De modo geral, adquirir língua é adaptar-se. Palavras-chave: Ecolinguística; aquisição da linguagem; língua; povo; meio ambiente.

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Biografía del autor/a

Elza Kioko Nakayama Nenoki Couto, Universidade Federal de Goiás

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Letras e Linguìstica da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Pós-doutorado em Letras pela UnB

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Professora da Graduação e Pós-Graduação em Letras e Linguística na linha de pesquisa: Língua, texto e discurso. Pós-Doutorado em Língua e ensino pela UnB

Publicado

2013-09-09

Cómo citar

Couto, E. K. N. N., & Fernandes, E. M. da F. (2013). Aquisição de língua: uma perspectiva Ecolinguística. Letras De Hoje, 48(3), 290–298. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/12615

Número

Sección

Parte 1 – Alfabetização, Leitura e Escrita: Concepções Teóricas