Fenômenos representativos de adolescentes em contexto socioeducativo sobre escolarização, abandono escolar e aulas de língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.36567

Palavras-chave:

Letramentos, Representações Sociais, Socioeducação, Adolescentes em conflito com a lei

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de mestrado e visa apresentar um recorte de dados que demonstra as construções de realidade de adolescentes em medida socioeducativa de internação, em relação à escolarização, abandono escolar e às aulas de língua materna. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e exploratória, no campo da Linguística Aplicada, com cinco turmas dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola inserida em uma unidade de atendimento socioeducativo. A base teórica fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, Identidade, Diferença e estudos sobre a educação de adolescentes em conflito com a lei. Os resultados demonstram que os jovens constroem dialogicamente mundos de vida de exclusão e, como conclusão, observamos que o espaço de escolarização em contexto socioeducativo é um espaço importante, que tem potencial para (re)significar as perspectivas de vida desses jovens.

 

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Biografia do Autor

Sabrina Cecília Moraes Bastos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) (2019). Linha de Pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, com foco em linguagem e inclusão. Graduada em Letras, Uniritter (2007), especializações lato-sensu em Assessoria Linguística, Uniritter (2009), e em Ensino de Gramática da Língua Portuguesa, FAPA (2013). Professora de Língua Portuguesa na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul

Cátia de Azevedo Fronza

Possui graduação em Letras Português-Inglês, pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (1991), Mestrado em Letras (1994) e Doutorado em Letras (1999), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Linguística Aplicada. Realizou Estágio Sênior, com apoio da CAPES (Processo n. 002747/2015-04), na Universidade de Goningen, Holanda, sob supervisão da Profa. Dra. Marjon Tammenga-Helmantel (Faculty of Behavioural and Social Sciences - Univeristy of Groningen). É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É líder do Grupo de Pesquisa “Aquisição e desenvolvimento da linguagem: relações entre fala e escrita”, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em aquisição da linguagem, aquisição da fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fala, aquisição/aprendizagem da escrita e implicações desses processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos e especificidades linguísticas no âmbito da educação inclusiva.

Referências

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Bastos, S. C. M., & Fronza, C. de A. (2020). Fenômenos representativos de adolescentes em contexto socioeducativo sobre escolarização, abandono escolar e aulas de língua materna. Letras De Hoje, 55(3), e36567. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.36567

Edição

Seção

Seção Livre