SUBMISSÕES (ENCERRADAS)

2019-09-11

FORMAS E EFEITOS DO DESCENTRAMENTO NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA

 

Maria Tereza Amodeo (PUCRS)

Ilana Heineberg (Université Bordeaux Montaigne)

 

O contexto atual da mundialização afeta profundamente a visão hierarquizada e centralista do mundo. No plano cultural, constata-se um “duplo processo de unificação e fragmentação” (Oliver Mongin): as reivindicações comunitárias baseadas na etnia, na religião ou na civilização constituem uma reação à unificação tecnológica e a um mercado que homogeneíza os comportamentos. Essa situação paradoxal conduz ao centro discursos teóricos que até então ficavam à margem, discursos qualificados de subalternos (Boaventura Souza Santos, Walter Mignolo) ou ligados a um “cosmopolitismo do pobre” (Silviano Santiago). Ao integrar os fluxos, as identidades híbridas ou o cosmopolitismo que circulam na sociedade, a produção artística contemporânea reflete esse movimento centrífugo ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade de pensar o mundo atual não mais de acordo com a oposição centro/periferia, mas de uma maneira mais matizada e distanciada. A ficção pós-moderna já havia começado essa mudança de perspectiva ao oferecer, de acordo com a expressão de Linda Hutcheon, uma visão ex-cêntrica da História na metaficção historiográfica, sobretudo através da valorização de personagens ou narradores ex-cêntricos em termos de classe, orientação sexual ou etnia. Este dossiê propõe explorar as formas e os efeitos do descentramento, seja em relação a um território, a uma identidade cultural ou à sociedade contemporânea. Para tanto, propõe analisar as manifestações do descentramento e o seu funcionamento na ficção contemporânea, tentando explicar de que maneira esse movimento centrífugo constitui uma abordagem pertinente, capaz de interpretar o mundo atual.

Palavras-chave: descentramento; ficção contemporânea; ex-cêntrico

 

Prazo para submissão dos originais PRORROGADO: 25 de janeiro de 2019

(Antes de submeter seu texto, leia atentamente as seções Foco e Escopo da Revista e Diretrizes para autoreshttps://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/about/submissions#onlineSubmissions

 

THE MEANS AND IMPLICATIONS OF DECENTRALIZATION IN CONTEMPORARY FICTION

Maria Tereza Amodeo (PUCRS)

Ilana Heineberg (Université Bordeaux Montaigne)

 

The current context of globalization profoundly affects the hierarchical and centralist view of the world. At the cultural level there is a “dual process of unification and fragmentation” (Oliver Mongin): the community-based claims on ethnicity, religion, or civilization are a reaction to technical unification and a market that homogenizes behavior. This paradoxical situation brings to the forefront theoretical discourses that were marginalized, labeled as inferior (Boaventura Souza Santos, Walter Mignolo) or associated with a “cosmopolitanism of the poor” (Silviano Santiago). By integrating movements, hybrid identities, and cosmopolitanism that circulate in society, contemporary artistic production reflects this centrifugal movement while also offering the possibility of thinking of the current world no longer according to a center/periphery dichotomy, but in a more nuanced and distanced way. Postmodern fiction had already begun this shift in perspective by offering, according to Linda Hutcheon, an ex-centric view of history in historiographical metafiction, especially through the appreciation of ex-centric characters or narrators in terms of class, sexual orientation, or ethnicity. This dossier proposes to explore the means and implications of decentralization, whether in relation to a territory, cultural identity, or contemporary society. For this purpose, this work proposes to analyze the manifestations of decentralization and its function in contemporary fiction, trying to explain how this centrifugal movement constitutes a pertinent approach, capable of interpreting the present world.

Keywords: descentralization; contemporary ficcion; eccentric


Deadline for submission: January 25, 2019

(Before submitting your text, read the sections Focus and Scope of the Journal and Author Guidelines)

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