Aspectos articulatórios e fonológicos envolvidos na aquisição da linguagem de uma criança de 5:1 anos: um estudo de caso

Autores

  • Aline Resende Pereira Marinho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Margareth de Souza Freitas Thomopoulos Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Aquisição com desvios, Consciência fonológica, Avaliação fonológica, Análise linguística, Camtasia

Resumo

Neste estudo avalia-se a fala de uma criança (5:1), por apresentar indícios de desvios fonológicos. O sujeito em questão encontra-se na fase inicial de aquisição da linguagem escrita, e uma das preocupações existentes é quanto ao prejuízo que seu possível desvio pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem da escrita. Para a realização da pesquisa, primeiramente, foram colhidos dados de oitiva e, em seguida, foi realizada a gravação da fala em áudio e vídeo, utilizando-se o programa Camtasia 7.0. O procedimento utilizado para a coleta da fala da criança foi a chamada “nomeação espontânea”, com base no instrumento “AFC – Avaliação Fonológica da Criança”, de Yavas, Hernandorena e Lamprecht (2001). Os resultados, advindos da análise qualitativa dos dados, indicaram que o sujeito já possui o inventário fonético completo da língua portuguesa falada em sua região. Contudo, a sistematização do uso dos sons da língua com fins fonológicos é ainda insuficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Resende Pereira Marinho, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Língua Portuguesa e bacharela em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora alfabetizadora da rede privada de ensino e colaboradora do projeto Texto Livre da FALE/POSLIN/ UFMG.

Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda da Linha 3 c - Linguagem e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Especialização Mídias na Educação (SEED/MEC/UFOP).

Margareth de Souza Freitas Thomopoulos, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2012-01-31

Como Citar

Marinho, A. R. P., Araújo, A. L. de O. S., & Thomopoulos, M. de S. F. (2012). Aspectos articulatórios e fonológicos envolvidos na aquisição da linguagem de uma criança de 5:1 anos: um estudo de caso. Letras De Hoje, 47(1), 84–92. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/9571