Construção e validação de instrumentos: um desafio para a Psicolinguística

Autores

  • Valéria Pinheiro Raymundo

Palavras-chave:

validação de instrumento, nível de consciência linguística, inglês como L2.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar uma pesquisa realizada por Raymundo, em 2006, que teve o objetivo de elaborar e validar um instrumento de avaliação do nível de consciência linguística do aprendiz adulto de inglês, falante nativo de português. Para efetivar o processo de validação completo, dez instrumentos foram elaborados e três tipos de validação foram realizados − conteúdo, critério e construto − seguindo um roteiro de procedimentos estipulado pela pesquisadora. O exame da validade desse tipo de instrumento mostrou que é possível construir um teste fidedigno, fundamentado em níveis de consciência linguística definidos como pré-consciente 1, pré-consciente 2, consciente e plenamente consciente a partir do julgamento, identificação, correção e/ou explicação de erros interlinguais e intralinguais.

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Publicado

2009-09-09

Como Citar

Raymundo, V. P. (2009). Construção e validação de instrumentos: um desafio para a Psicolinguística. Letras De Hoje, 44(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/5768

Edição

Seção

Tópico 3 – Linguagem e cognição: aprendizagem e ensino de segunda língua