Construção e validação de instrumentos: um desafio para a Psicolinguística
Palavras-chave:
validação de instrumento, nível de consciência linguística, inglês como L2.Resumo
O propósito deste artigo é apresentar uma pesquisa realizada por Raymundo, em 2006, que teve o objetivo de elaborar e validar um instrumento de avaliação do nível de consciência linguística do aprendiz adulto de inglês, falante nativo de português. Para efetivar o processo de validação completo, dez instrumentos foram elaborados e três tipos de validação foram realizados − conteúdo, critério e construto − seguindo um roteiro de procedimentos estipulado pela pesquisadora. O exame da validade desse tipo de instrumento mostrou que é possível construir um teste fidedigno, fundamentado em níveis de consciência linguística definidos como pré-consciente 1, pré-consciente 2, consciente e plenamente consciente a partir do julgamento, identificação, correção e/ou explicação de erros interlinguais e intralinguais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.