Ler para escrever

da compreensão textual à (inter)ação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44755

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Inferência, Exame Celpe-Bras

Resumo

Nesta pesquisa, almejamos analisar de que modo a inferência, como habilidade sociocognitiva e sociointeracional acionada na leitura do texto motivador da tarefa 3 do Exame Celpe-Bras (2022), pode colaborar com a produção escrita exigida na tarefa. No âmbito teórico, concebemos, à luz da Linguística de Texto, que leitura e escrita abarcam domínios grafo-fonêmicos, semântico-cognitivos e pragmático-discursivos; e perspectivamos a inferência entre as dimensões do compreender e do (inter)agir. No âmbito metodológico, elegemos o texto como objeto de pesquisa ideologicamente afetado, sob a orientação de uma abordagem qualitativa e crítica; e instituímos os seguintes critérios de inclusão para a escolha da tarefa: exame mais recente; texto motivador escrito; e predomínio de informações implícitas no texto motivador. No âmbito analítico, constatamos que o enunciado enquadrou os/as examinandos/as em um cenário sociocultural possível; e que o texto (manchete, imagem e corpo do texto) possibilitou associar a inclusão de bonecas indígenas no catálogo a representatividade, valorização cultural, desconstrução de estereótipos etc. Salientamos, por fim, que as aulas de Português Brasileiro como Língua Adicional devem contemplar, cada vez mais, práticas pedagógicas que focalizem a língua(gem) em uso, perspectivando, portanto, leitura e escrita de modo integrado.

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Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil. Professor na mesma
instituição de ensino.

Isabella Dantas, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Graduada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (UnB), em
Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Albuquerque, R., & Dantas, I. (2023). Ler para escrever: da compreensão textual à (inter)ação social. Letras De Hoje, 58(1), e44755. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44755

Edição

Seção

Artigos