As atividades de pré-leitura podem reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho:

Um estudo quase-experimental correlacional com estudantes (aprendizes) brasileiros de inglês como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44423

Palavras-chave:

Atividades de pré-leitura, Capacidade de memória de trabalho, Compreensão leitora

Resumo

Pesquisas em leitura descobriram que as atividades de pré-leitura afetam positivamente a compreensão, podendo também atuar como uma ferramenta para reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho (ROSCIOLI; TOMITCH, 2022). O presente estudo investigou se havia uma correlação entre a capacidade de memória de trabalho de estudantes brasileiros de inglês nos níveis pré-intermediário e avançado medida pelo Reading Span Test e seus resultados obtidos em testes de compreensão após receber tratamento com duas atividades de pré-leitura: Redefinição Contextual e Organizador Gráfico (MOORE; READENCE; RICKELMAN, 1999). A primeira focou na construção do vocabulário, enquanto a última visava o padrão organizacional do texto. Havia duas medidas dependentes: recordação livre escrita e perguntas de compreensão. Nossa hipótese era que os tratamentos mudariam as correlações entre a capacidade de memória de trabalho dos leitores e seu desempenho nas tarefas. Especificamente, esperávamos que as correlações entre a memória de trabalho e a compreensão fossem menores nas condições de tratamento em comparação com o controle. Os resultados revelam que as atividades podem afetar a compreensão da leitura de maneira diferente, dependendo da proficiência dos alunos. As correlações entre a memória de trabalho e as pontuações nas perguntas de compreensão foram menores quando os participantes avançados receberam tratamento com a Redefinição Contextual. Por outro lado, houve um aumento nas correlações entre a memória de trabalho e os escores na tarefa de recordação livre escrita quando o grupo pré-intermediário recebeu tratamento com a mesma atividade de pré-leitura. Além disso, houve uma diminuição nas correlações entre memória de trabalho e os escores de recordação livre escrita quando os participantes pré-intermediários receberam tratamento com a atividade Organizador Gráfico. No todo, a Redefinição Contextual reduziu as demandas de processamento para os participantes avançados, enquanto o Organizador Gráfico fez o mesmo para o grupo pré-intermediário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Koerich Rondon, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Tatiana Koerich Rondon é doutoranda em Ciências Aplicadas Lingüística no Programa de Pós-Graduação em Inglês, Federal Universidade de Santa Catarina, Brasil. Ela possui um mestrado licenciatura em inglês. Sua principal área de interesse é individual diferenças na compreensão da leitura.

 

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Lêda Maria Braga Tomitch é Professora Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras, Universidade Federal de Santa Catarina. Ela possui doutorado em inglês.Seus interesses incluem capacidade de memória operacional e leitura, leitura e cérebro; e instrução de leitura. Sua pesquisa atual é sobre leitura bilíngue em e contextos atípicos.

 

Referências

ALPTEKIN, Cem; ERÇETIN, Gülcan. Effects of working memory capacity and content familiarity on literal and inferential comprehension in L2 reading. TESOL Quarterly, v. 45, n. 2, p. 235-266, 2011. Disponível em: http://doi.org/10.5054/tq.2011.247705. Acesso em: 14 jul. 2023.

ALPTEKIN, Cem; ERÇETIN, Gülcan; ÖZEMIR, Oya. Effects of variations in reading span task design on the relationship between working memory capacity and second language reading. The Modern Language Journal, v. 98, n. 2, p. 536-552, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2014.12089.x. Acesso em: 14 jul. 2023. Acesso em: 14 jul. 2023.

BADDELEY, Alan. Working memory: theories, models, and controversies. Annual Review of Psychology, v. 63, p.1-29, 2012. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annurev-psych-120710-100422. Acesso em: 14 jul. 2023.

BADDELEY, Alan; HITCH, Graham; ALLEN, Richard. A multicomponent model of working memory. In: LOGIE, Robert; CAMOS, Valérie; COWAN, Nelson (org.). Working memory: the state of the science. Oxford: Oxford University Press, 2021. p. 10-43.

BAILER, Cyntia; TOMITCH, Lêda Maria Braga; D’ELY, Raquel Carolina. Working memory capacity and attention to form and meaning in EFL reading. Letras de Hoje, v. 48, n. 1, p. 139-147, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31129787/Bailer__Tomitch___DEly_2013.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.

BARREYRO, Juan Pablo et al. Computerized working memory battery (BIMeT-V): Studying the relation between working memory, verbal reasoning and Reading comprehension. Trends in Psychology, v. 27, n. 1, p. 53-67, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.9788/TP2019.1-05. Acesso em: 14 jul. 2023.

DANEMAN, Meredyth; CARPENTER, Patricia A. Individual differences in working memory and reading. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 19, n. 4, p. 450-466, 1980. Disponível em: http://doi.org/10.1016/S0022-5371(80)90312-6. Acesso em: 14 jul. 2023.

FORSBERG, Alicia et al. Children’s long-term retention is directly constrained by their working memory capacity limitations. Developmental Science, v. 25, n. 2, p. 1-10, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.1111/desc.13164. Acesso em: 14 jul. 2023.

GRAY, Shelley I. et al. Working memory predicts new word learning over and above existing vocabular and nonverbal IQ. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 65, n. 3, p. 1-26, 2022. Disponível em: http://doi.org/10.1044/2021_JSLHR-21-00397 AB. Acesso em: 14 jul. 2023.

HUDSON, Thom. The effects of induced schemata on the “short circuit” in L2 reading: Non-decoding factors in L2 reading performance. In: CARRELL, Patricia L.; DEVINE, Joanne; ESKEY, David E. Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 183-205.

JAKUBOWSKA, Natalia et al. Psychophysiological, but not behavioral, indicator of working memory capacity predicts video game proficiency. Frontiers in Human Neuroscience, v. 15, p. 1-10, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.3389/fnhum.2021.763821. Acesso em: 14 jul. 2023.

MELROSE, Rebeca J. et al. Prefrontal working memory activity predicts episodic memory performance: a neuroimaging study. Behavioural Brain Research, v. 379, p. 112307, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.bbr.2019.112307. Acesso em: 14 jul. 2023.

MIHARA, Kei. Effects of pre-reading strategies on EFL/ESL reading comprehension. TESL Canada Journal, v. 2, n. 28, p.51-73, 2011. Disponível em: http://teslcanadajournal.ca/index.php/tesl/article/view/1072. Acesso em: 14 jul. 2023.

MOORE, David W.; READANCE, John E.; RICKELMAN, Robert J. Prereading activities for content area Reading and learning. 2. ed. Newark: International Reading Association, 1999.

OLIVEIRA, Davi Alves; TOMITCH, Lêda Maria Braga. Correlations between working memory capacity and EFL reading comprehension: an investigation with Brazilian university students. Ciências & Cognição, v. 26, n. 1, p. 77-93, 2021. Disponível em: http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1803. Acesso em: 14 jul. 2023.

PENG, Peng et al. A meta-analysis on the relation between reading and working memory. Psychological Bulletin, v. 144, n. 1, p. 48-76, 2018. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2017-48448-001. Acesso em: 14 jul. 2023.

RONDON, Tatiana Koerich; TOMITCH, Lêda Maria Braga. The effect of different pre-reading activities on pre-intermediate and advanced EFL students’ Reading comprehension. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 14, n. 29, p. 719-738, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32230. Acesso em: 17 jul. 2023.

ROSCIOLI, Deise Caldart; TOMITCH, Lêda Maria Braga. The influence of working memory capacity on inference generation and reading comprehension. Alfa, v. 66, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/DJxDRhjTq8wbh9BhZspx8ts/?lang=en. Acesso em: 14 jul. 2023.

SCARTON, Carolina Evaristo; ALUÍSIO, Sandra Maria. Análise da inteligibilidade de textos via ferramentas de processamento de língua natural: adaptando as métricas do Coh-Metrix para o português. Linguamática, v. 2, n. 1, p. 45-62, 2010. Disponível em: https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/44. Acesso em: 14 jul. 2023.

SHIN, Jihye; DRONJIC, Vedran; PARK, Boonjoo. The interplay between working memory and background knowledge in L2 reading comprehension. TESOL Quarterly, v. 53, n. 2, p. 320-347, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.1002/tesq.482. Acesso em: 14 jul. 2023.

SWANSON, H. Lee; ARIZMENDI, Genesis D.; LI, Jui-Teng. Working memory growth predicts mathematical problem-solving growth among emergent bilingual children. Journal of Experimental Child Psychology, v. 201, p.104988, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.jecp.2020.104988. Acesso em: 14 jul. 2023.

TAGLIEBER, Loni K.; JOHNSON, Linda L.; YARBROUGH, Donald B. Effects of pre-reading activities on EFL Reading by Brazilian college students. TESOL Quarterly, v. 3, n. 22, p.455-472, 1988. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.2307/3587289. Acesso em: 14 jul. 2023.

TOMITCH, Lêda Maria Braga. An analysis of the potential selection strategies which may determine the contentes of the short-term, working memory system. Florianópolis: UFSC, 1990.

TOMITCH, Lêda Maria Braga. Schema activation and text comprehension. Fragmentos, v. 2, n. 3, p. 29-43, 1991. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/view/2128/4087. Acesso em: 14 jul. 2023.

TOMITCH, Lêda Maria Braga. Reading: text organization perception and working memory capacity. 7. ed. Florianópolis: Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras UFSC, 2003. (Advanced Research in English Series). Disponível em: https://www.dropbox.com/s/ddfnlpzivsqc6eq/ares%207%20leda.pdf?dl=0. Acesso em: 14 jul. 2023.

TORRES, Ana Cecília da Gama. Working memory capacity and reader’s performance on main idea construction in L1 and L2. 2003. 301f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/85195. Acesso em: 14 jul. 2003.

VERNUCCI, Santiago et al. Working memory and fluid intelligence predict reading comprehension in school- age children: a one-year longitudinal study. Applied Cognitive Psychology, v. 35, n. 4, p. 1115-1124, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.1002/acp.3841. Acesso em: 14 jul. 2023.

WATERS, Gloria S.; CAPLAN, David. The measurement of verbal working memory capacity and its relation to reading comprehension. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 49, n. 1, p. 51-79, 1996. Disponível em: https://journals.sagepub.com/toc/qjpb/49/1. Acesso em: 14 jul. 2023.

WEN, Zhisheng.; LI, Shaofeng. Working memory in L2 learning and processing. In: SCHWIETER, John W.; BENATI, Alessandro. The Cambridge Handbook of Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 365-389. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Shaofeng-Li-3/publication/328275333_Working_memory_in_L2_learning_and_processing/links/5d794ef6299bf1cb80997225/Working-memory-in-L2-learning-and-processing.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.

WOELFER, Sidnei Werner; TOMITCH, Lêda Maria Braga. Working memory capacity, reading proficiency, and the processing of verbal and pictorial information in English as a foreign language reading. Alfa, v. 63, n. 3, p. 633-660, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-7. Acesso em: 14 jul. 2023.

YEARI, Menahem. The role of working memory in inference generation during reading comprehension: retention, (re)activation, or suppression of verbal information? Learning and Individual Differences, v. 56, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1041608017300808. Acesso em: 14 jul. 2014.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Koerich Rondon, T., & Braga Tomitch, L. M. (2023). As atividades de pré-leitura podem reduzir as demandas de processamento na memória de trabalho:: Um estudo quase-experimental correlacional com estudantes (aprendizes) brasileiros de inglês como língua estrangeira. Letras De Hoje, 58(1), e44423. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44423

Edição

Seção

Seção Livre