Literaturas do fim do mundo

uma leitura de O Deus das avencas (2021) de Daniel Galera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44396

Palavras-chave:

Literatura distópica contemporânea, Daniel Galera, Democracias em crise

Resumo

Neste artigo, analisamos como a obra O Deus das avencas (2021), de Daniel Galera, participa de um grupo de narrativas que convencionamos chamar literaturas do fim do mundo – caracterizadas pela composição de enredos distópicos ou pós-apocalípticos que figuram a assunção de regimes totalitários ao poder, a redução de grupos economicamente desfavorecidos  à “vida nua”, o aprofundamento da exploração dos recursos naturais e das desigualdades sociais, a precarização do trabalho, a transformação das tecnologias de comunicação em tecnologias de vigilância, controle e repressão, e outros temores surgidos das crises democráticas e fortalecimento do capitalismo liberal. A obra O Deus das avencas (2021) é composta por três novelas que, embora díspares, parecem constituir uma gradação das relações sociais e políticas do país rumo ao esfacelamento das formas de socialidade. A primeira novela, “O Deus das avencas”, apresenta a agonia de um casal que espera o nascimento do filho frente à incerteza dos rumos políticos do país; a segunda, “Tóquio”, narra uma sociedade distópica em que a grave devastação ambiental e a redução drástica das interações humanas soma-se à crença na possibilidade de transferência da consciência a aparatos tecnológicos; a terceira, “Bugônia”, apresenta um futuro pós-apocalíptico em que a humanidade, na ausência de tecnologias e sob a ameaça de uma patologia contagiosa e letal, retorna a formas tribais de socialidade e, para sobreviver, estabelece uma relação de mutualismo com abelhas. Na análise proposta, dialogamos com pesquisadores que observam o crescimento da produção distópica em diferentes países e contextos sócio-políticos, tais como María Laura Pérez Gras (2017), Eirik Vassenden (2022), Tom Moylan (2018), Jill Lepore (2017), Gregory Claeys (2017), entre outros.

 

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Biografia do Autor

Antonio Rediver Guizzo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Professor

Doctor en Letras por la Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2014). Profesor Adjunto de la Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Fue coordinador del Programa de Posgrado en Literatura Comparada (PPGLC-UNILA) de 2016 a 2020 y actualmente es Profesor del programa. Líder del grupo de investigación Imaginarios Latinoamericanos (ILA). Fue Coordinador General de Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (EDUNILA) de 2021 a 2023.

Maíra Soalheiro Grade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, PR, Brasil.

Maestra en Políticas Públicas y Desarrollo por la Universidade Federal da Integração Latino-Americana
(UNILA, 2019) y postgraduada Lato Sensu en Ciencias Penales por la Universidade Anhanguera (UNIDERP, 2011). Doctorado en curso en Sociedad, Cultura y Fronteras por la Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Actualmente es analista judicial del Tribunal de Justicia de Paraná y Presidente del Consejo Municipal de Combate a la Violencia del Municipio de Santa Helena/PR.

Florencia Paez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Estudiante del curso de graduación Letras – Español y Portugués como Lenguas Extranjeras en la Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Fue becario de Iniciación Científica del CNPq entre 2021 y 2022.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Guizzo, A. R., Soalheiro Grade, M., & Paez, F. (2023). Literaturas do fim do mundo: uma leitura de O Deus das avencas (2021) de Daniel Galera. Letras De Hoje, 58(1), e44396. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44396

Edição

Seção

Dossiê: Como narrar o real em tempo pós-reais