Ligações perigosas

Uma análise discursiva sobre o humor na reprodução da violência contra a mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.43527

Palavras-chave:

violência, mulheres, análise materialista do discurso, humor, resistência

Resumo

Na formação social atual, dominada pelo capitalismo em sua versão neoliberal, notícias referentes a práticas de reprodução da violência contra a mulher têm se tornado frequentes. Essas práticas ganham diferentes formas, sendo possível, inclusive, observar a reprodução dessa violência através do discurso humorístico, naturalizado socialmente como espaço onde tudo pode ser dito. Tomamos como centro da nossa discussão sobre a relação entre violência contra a mulher e discurso um vídeo produzido por um humorista brasileiro, no qual, através do modo riso, coloca em circulação discursos que mantém a relação de dominação calcada na diferença entre homem e mulher. O presente estudo apresenta como objetivo principal refletir sobre a relação entre humor, violência contra a mulher e funcionamento discursivo, tendo como objeto o vídeo produzido por Danilo Gentili em resposta à deputada Maria do Rosário. Para a discussão, mobilizamos autores de diferentes campos do conhecimento, os quais trabalham teoricamente com a questão da violência, para, em diálogo com o material de análise, desenvolver uma concepção discursiva sobre a opressão de gênero, em relação com as modalidades de subjetivação propostas por Michel Pêcheux. Tal proposta se alinha à questão mais ampla colocada em jogo no estudo, a saber, a forma naturalizada como discursos discriminatórios (e, portanto, violentos) são colocados em circulação na formação social brasileira. Apesar das diferentes opressões a que as mulheres são submetidas, entendemos que a resistência ainda é possível de ocorrer, através de diferentes práticas que permitem a reivindicação pelo fim das diferentes violências que circundam o ser mulher nesta sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Vitória Tejada, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil.

Luciana Iost Vinhas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em Pelotas, RS, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ANSART, Pierre. As Humilhações Políticas. In: MARSON, Isabel Andrade; NAXARA, Márcia (org.). Sobre a Humilhação: Sentimentos, Gestos, Palavras. Uberlândia: EDUFU, 2005. p. 15-48.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GROSSI, Patrícia Krieger. Violências e gênero: coisas que a gente não gostaria de saber. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

HAN, Byung-Chul. Topologia da violência. Petrópolis: Vozes, 2017.

LUNKES, Fernanda. Gestos de violência contra a mulher: uma análise discursiva. In: GARCIA, Dantielli Assumpção; SOARES, Alexandre Ferrari (org.). De 1969 a 2019: um percurso da/na análise de discurso. Campinas: Pontes, 2019. p. 189-205.

STREY, Marlene Neves; WERBA, Graziela. Longe dos olhos, longe do coração. In: GROSSI, Patrícia (org.). Violências e gênero: coisas que a gente não gostaria de saber. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 73-82.

MAGALHÃES, Belmira. As marcas do corpo contando a história: um estudo sobre a violência doméstica. Maceió: EDUFAL, 2005.

MAGALHÃES, Theresa Calvete de. Violência e/ou política. In: PASSOS, Izabel Christina Friche. (org.). Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 23-40.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 3. Ed. Campinas: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de estudos linguísticos, [S. l.], n. 19, p. 7-24, jul./dez. 1990.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.

ŽIŽEK, Slajov. Violência. São Paulo: Boitempo, 2014.

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Tejada, B. V., & Vinhas, L. I. (2023). Ligações perigosas: Uma análise discursiva sobre o humor na reprodução da violência contra a mulher. Letras De Hoje, 58(1), e43527. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.43527

Edição

Seção

Dossiê: Discursos Discriminatórios como Fratura da Sociedade Brasileira