Comparando a eficiência de estratégias de estudo na compreensão, retenção e aprendizagem a partir de textos em Inglês (L2)

Palavras-chave: Estratégias de estudo, Compreensão, Retenção, Aprendizagem, Leitura em L2

Resumo

Esse estudo comparou o uso das estratégias de estudo reler, realçar texto e fazer anotações nos níveis de compreensão, retenção e aprendizagem de textos em L2. Dezenove estudantes de inglês (L2) participaram do estudo. Na fase 1, eles estudaram três textos expositivos em inglês, cada um com o apoio de uma estratégia diferente. Após a leitura, responderam uma tarefa de recordação imediata (free recall) e questões de verdadeiro/falso. A fase 2 ocorreu uma semana depois e consistiu na tarefa de recordação tardia (delayed recall) e uma tarefa de escrita crítica. Antes da coleta de dados, os participantes receberam instrução em estratégias de estudo para assegurar que conheciam as estratégias a serem utilizadas. Os resultados das tarefas de recordação imediata apontaram para a releitura como uma estratégia eficiente para a compreensão; realçar texto esteve relacionado a escores altos nas questões de verdadeiro/falso. Com relação à retenção, bom desempenho na recordação tardia esteve associado às condições de realçar texto e fazer anotações. Sendo assim, os efeitos da releitura não se mantiveram nos testes tardios, evidenciando a ineficácia dessa estratégia para retenção comparada a realçar texto e fazer anotações. Os resultados da tarefa de escrita crítica demonstraram que essa tarefa promoveu a geração de inferências elaborativas, apesar do baixo número de referências explícitas aos textos. 

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Biografia do Autor

Juliana do Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestre em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Doutoranda em Inglês: Estudos Linguísticos pela mesma instituição.

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil com pós-doutoramento no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Melon University, em Pittsburgh (Pennsylvania), USA, e no Centre for Brain Researchna Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado
2022-08-24
Como Citar
Amaral, J. do, & Tomitch, L. M. B. (2022). Comparando a eficiência de estratégias de estudo na compreensão, retenção e aprendizagem a partir de textos em Inglês (L2). Letras De Hoje, 57(1), e41961. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.41961