Aquisição da linguagem e harmonia vocálica

Autores

  • Giovana Ferreira-Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • Mirian Rose Brum-de-Paula Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Fonologia, Harmonia vocálica

Resumo

Pesquisas sobre o processo de aquisição das vogais do português têm sido desenvolvidas com base em diferentes abordagens teóricas. Os trabalhos, numericamente pouco expressivos, se comparados àqueles que investigam a aquisição do sistema consonantal, convergem em apontar a emergência precoce do triângulo vocálico básico, seguido pelas vogais médias altas e médias baixas. As discussões, geralmente, voltam-se para a emergência tardia das vogais médias baixas e não lançaram, ainda, um olhar acerca da aquisição de regras variáveis do português. A militância dos efeitos co-articulatórios na distribuição vocálica das palavras produzidas pelas crianças tem, igualmente, sido posta de lado. O presente trabalho, com base nos dados de 5 crianças, em processo de aquisição do português brasileiro, com idades entre 1:0 e 3:0, e na fala de seus cuidadores, verificará a ocorrência de harmonia vocálica nas produções infantis, buscando sua relação com o próprio processo de aquisição da fonologia.

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Como Citar

Ferreira-Gonçalves, G., & Brum-de-Paula, M. R. (2012). Aquisição da linguagem e harmonia vocálica. Letras De Hoje, 47(3), 333–341. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/11865

Edição

Seção

Vogais: Teoria e Uso