A prática hospitalar e os aspectos jurídicos das consultorias feitas aos comitês de bioética

Autores/as

  • Gustavo Silveira Borges
  • Gabriel José Chittó Gauer
  • Marcelo Howes Zandona
  • Eliane Lukashik
  • Guilherme Dettmer Drago

Resumen

O presente artigo tem como principal foco a abordagem de aspectos relacionados aos Comitês de Bioética, e mais especificamente sobre as possíveis vias de comunicação e acesso destes à justiça criminal. Tal objetivo foi desenvolvido a partir de uma análise inter-relacional com diferentes ramos do saber, com especial abordagem de elementos do direito. Procurou-se demonstrar as possíveis vias de comunicação e acesso à justiça, já que foram detectados aspectos de caráter jurídico-penais presentes nas consultorias aos comitês de bioética.

Biografía del autor/a

Gustavo Silveira Borges

Advogado, Especialista em Ciências Penais na PUCRS, Mestre em Ciências Criminais na Faculdade de Direito da PUCRS e membro da SORBI.

Gabriel José Chittó Gauer

Médico Psiquiatra. Doutor em Clínica Médica pela PUCRS. Pós-Doutor pela University of Maryland At College Park. Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da PUCRS. Professor da Disciplina de Bioética e Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Membro do Comitê de Bioética da FAMED e HSL/PUCRS. Presidente da SORBI (Sociedade Rio-grandense de Bioética), gestão 2004-2005. Pesquisador do CNPq.

Marcelo Howes Zandona

Advogado e Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional.

Eliane Lukashik

Acadêmica da Faculdade de Direito do centro universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER.

Guilherme Dettmer Drago

Mestrando em Ciências Criminais pela PUCRS. Bolsista do CAPES. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS. Advogado.

Publicado

2009-04-06

Número

Sección

Artigos