“Vimqve omnem hvmanitatis”: o modelo pedagógico romano

Autores/as

  • Letícia Pereira Pimenta UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7718.2014.1.16547

Palabras clave:

“Humanitas”, Educação, Formação integral.

Resumen

Educar-se é permanentemente esculpir-se, disse Plotino. Formar-se, portanto, na acepção educativa grega era não apenas o formar-se, mas o transformar-se. A educação (e, ducere, conduzir para fora, sair de) significava um vir-a-ser constante, um processo paulatino e exaustivo de desenvolvimento humano inacabado, em cujo homem jamais deixa de se tornar senão aquilo que já é. A concepção paidético-educativa percebe o ser humano como uma obra de arte em potencial, a ser devidamente moldada. A civilização grega possuía um ethos próprio e um ideal de ser humano, aos quais incumbia seus cidadãos se adequar. E este arquétipo representava aquilo que havia de mais cabal na natureza. Em face disso, à imagem e semelhança do modelo paidético grego, surge a humanitas romana, ou romanitas, ora sob análise.

Biografía del autor/a

Letícia Pereira Pimenta, UFRGS

Publicado

2014-02-13

Número

Sección

Artigos