A tutela penal ambiental e a (in)evolução do meio ambiente como bem jurídico: um estudo de caso do tipo penal do artigo 38 da Lei nº 9605/98

Autores

  • Sérgio Augustin UCS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7718.2014.2.17325

Palavras-chave:

Bem jurídico ambiental. Crime ambiental. Defesa do meio ambiente.

Resumo

A Constituição Federal brasileira estabelece que o ambiente é um direito fundamental e como tal deve ser protegido, para esta e futuras gerações. Estabelece, ainda, que os crimes praticados contra o meio ambiente, que se tornam cada dia danosos e impactantes ao meio ambiente como um todo, devem ser coibidos. A legislação infraconstitucional penal ambiental, em especial a Lei nº 9.605/98, busca regulamentar o texto constitucional, e estabelece tipos penais com a finalidade de proteção destes bens jurídicos. Neste artigo, investiga-se a aplicabilidade de um dispositivo específico, art. 38 da Lei dos Crimes Ambientais, que busca a proteção da floresta enquanto área de preservação permanente. A partir de um processo criminal que resultou de uma denúncia por crime ambiental, analisa-se o tipo penal previsto no referido art. 38.

Biografia do Autor

Sérgio Augustin, UCS

Doutor em Direito (UFPR). Coordenador do PPGDIR-UCS. Juiz de Direito do RS

Referências

CARRAMENHA, Roberto. Direito da natureza. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 1999.

COSTA, Helena Regina Lobo da. Proteção penal ambiental: Validade – efetividade – tutela por outros ramos do direito. São Paulo: Saraiva, 2010.

DOTTI, René Ariel. Incapacidade Criminal da Pessoa Jurídica: uma perspectiva do direito brasileiro. In: Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica: em defesa do princípio da imputação penal subjetiva. Coordenador Luiz Régis Prado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

FARIA, Cássio Juvenal. Medidas provisórias e direito penal. In: Responsabilidade penal da pessoa jurídica e medidas provisórias e direito penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

FREITAS, Vladimir Passos de; FREITAS, Gilberto Passos de. Crimes contra a natureza. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

LEME MACHADO, Paulo Affonso. Direito ambiental brasileiro. São Paulo: Malheiros Editora, 1998.

LOPES JR, Aury. Direito processual penal. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ROXIN, Claus. A proteção dos bens jurídicos como função do Direito Penal. Trad. André Luís Callegari e Nereu José Giacomolli. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Tutela penal do meio ambiente. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

TÁRRAGA, Maria Dolores Serrano et al. Tutela Penal Ambiental. Madrid: Dykinson, 2009.

Downloads

Publicado

2014-05-19

Edição

Seção

Artigos