Formação de Professores:a Constituição de um Campo de Estudos

Autores

  • Marli André

Palavras-chave:

formação docente, campo de estudos, pesquisa sobre formação de professores

Resumo

O texto analisa o processo de constituição do campo de formação de professores, com base em cinco critérios propostos por Garcia (1999): existência de objeto próprio, metodologia específica, uma comunidade de cientistas que define um código de comunicação próprio, integração dos participantes no desenvolvimento da pesquisa e reconhecimento da formação de professores como um elemento fundamental na qualidade da ação educativa, por parte dos administradores, políticos e pesquisadores. Apoiado em pesquisas da área, assim como em várias iniciativas da comunidade científica, o texto conclui que houve muitos avanços, nos últimos dez anos, no sentido da constituição de um campo autônomo de estudos e aponta alguns caminhos para fortalecer a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli André

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Como Citar

André, M. (2010). Formação de Professores:a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/8075