Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano
Palavras-chave:
Aprendizagem, desenvolvimento humano, avaliação, educação escolar. Learning, human development, evaluation, school education.Resumo
Os resultados de exames oficiais de avaliação têm revelado que, nos últimos anos, os estudantes brasileiros da educação básica não têm atingido o desempenho esperado para esse nível de ensino. Com base na teoria histórico-cultural, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o impacto do baixo desempenho escolar dos alunos na sua formação e desenvolvimento humano. Toma como pressuposto que a apropriação dos instrumentos simbólicos é o processo mediante o qual se produz em cada sujeito o desenvolvimento conquistado pelo gênero humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Sforni, M. S. de F., & Galuch, M. T. B. (2009). Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano. Educação, 32(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5140
Edição
Seção
Ponto de Vista
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.