Crianças usando o conto para se conectarem com os outros

  • Elizabeth P. Quintero
Palavras-chave: Teoria crítica, letramento crítica, histórias, narrativas, currículo infantil, formação de professores. Critical theory, critical literacy, story, curriculum for children, teacher education.

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa qualitativa desenvolvida com crianças e suas famílias, por uma professora universitária e seus alunos em curso de formação de professores. O foco do estudo é uma contação de histórias e a autora utiliza teoria crítica (FREIRE, 1998) como parâmetro de análise. A teoria crítica enfatiza participação através de historias pessoais, do compartilhamento de várias formas de saber e de uma ação transformadora. Letramento crítico, um aspecto da teoria crítica, lida com questões de uma forma integrada e participatória. Nesta pesquisa, letramento crítico é definido como o processo de construir e utilizar linguagem (oral e escrita) de uma forma crítica, como uma forma de expressão, interpretação, e/ou transformação de nossas vidas e das vidas das pessoas a nossa volta. A pesquisa documenta letramento crítico implementado com estudantes adultos em um curso de formação de professores e o uso que eles fazem desta metodologia com as crianças que ensinam. Os participantes escutam as histórias uns dos outros, discutem questões de história e identidade, e implementam diferentes formas de ação, ou transformação, em suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth P. Quintero
Doutora em Educação. Professora da California State University Channel Islands. Camarillo, USA.
Como Citar
Quintero, E. P. (2009). Crianças usando o conto para se conectarem com os outros. Educação, 32(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5131
Seção
Outros Temas