Barreiras para o sucesso do estudante com diversidade lingüística e cultural com necessidades especiais.

  • Sheila L. Macrine
Palavras-chave: Estudantes lingüística e culturalmente diversos, deficiências, inclusão, necessidades especiais. Culturally and linguistically diverse (CLD), students, disabilities, inclusion, special needs.

Resumo

Neste artigo, a autora procura criar uma consciência no leitor sobre a falta de pesquisa na área de educação de estudantes cultural e linguisticamente diversos (CLD) sem deficiências. Isto se torna ainda mais importante ao se reconhecer a necessidade de se educar estudantes CLD com deficiência para que possamos desafiar as atuais políticas de educação especial e inclusão por serem de fato práticas inerentemente exclusivas (FERRI; CONNOR, 2005). Somente assim poderemos cumprir o objetivo de educar “todas” as crianças para participar numa democracia (GIROUX; SCHMIDT, 2004; FURMAN; SHIELDS, 2003). Nesse artigo, Macrine apresenta os maiores desafios enfrentados por estudantes CLD com deficiência e como esses desafios criam barreiras para o sucesso, tanto na escola como posteriormente. A autora argumenta que é imperativo interromper estas práticas de exclusão e criar uma “forma diferente de se falar que possa revisitar, informar, criticar, mas, sobretudo imaginar o que pode ser feito” com relação à educação de estudantes CLD (FINE, 1991, p. xiii).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila L. Macrine
Doutora em Educação. Professora da Montclair State University. Montclair, New Jersey, USA.
Como Citar
Macrine, S. L. (2009). Barreiras para o sucesso do estudante com diversidade lingüística e cultural com necessidades especiais. Educação, 32(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/5129
Seção
Outros Temas