Activação da aprendizagem no aluno

  • Carolina Silva Sousa Un. do Algarve - Portugal

Resumo

Este texto apresenta algumas concepções de aprendizagem, contudo enfatiza o modelo de activação do desenvolvimento psicológico inspirado nas pers-pectivas construtivista e ecológica do desenvolvimento humano. O modelo implica em um processo influenciado pelas relações entre o individuo e o contexto em que está integrado. A aprendizagem é vista como um processo activo em que o indivíduo participa de seu próprio desenvolvimento, em um contexto que se constitui fator de mudança. As tarefas de desenvolvimento confrontam o indivíduo com experiências de vida difereciadas, entre aquelas bem sucedidas e as adversas. Este exercicio propor-ciona a activação da resiliência e a otimização das potencialidades disponíveis do indivíduo e, assim, contribui para a sua autonomia, auto-confiança, auto-eficácia e competências para enfrentar os contextos em que são inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Silva Sousa, Un. do Algarve - Portugal
Carolina Silva de Sousa
Publicado
2006-11-21
Como Citar
Sousa, C. S. (2006). Activação da aprendizagem no aluno. Educação, 29(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/493
Seção
Outros Temas