As interfaces Psicologia-Educação na Região Norte do Brasil

uma revisão sistemática nos Anais da ANPEd Norte (2016- 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44718

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, pesquisa educacional, revisão sistemática, ANPEd Norte

Resumo

O presente artigo refere-se à revisão sistemática realizada nos anais da ANPEd Norte, desde a sua primeira edição, em 2016, quando foi desvinculada da ANPEd Nordeste. Por meio da revisão empreendida, foi possível sistematizar resultados relacionados à quantidade de trabalhos publicados por estados da Federação, por Instituições de Ensino Superior (IES) e nos “espaços” que o Grupo de Trabalho 20 - Psicologia da Educação (GT20) vem ocupando ao longo de quatro edições do evento. Os principais achados da pesquisa foram: o estado do Pará, por meio de três Instituições de Ensino Superior, representa quase metade de todos os estudos publicados nas quatro reuniões; estados que organizaram o evento aumentaram exponencialmente a quantidade de trabalhos publicados, visto as dificuldades de logística em uma região de grandes dimensões geográficas e pouco incentivo financeiro aos programas de pós-graduação; a Psicologia da Educação enfrenta uma situação que sugere um “problema de identidade”, pois tem “dividido espaço” com outros GT, o que implica na dificuldade de estabelecer território próprio na ANPEd Norte. Sugere-se a abertura do GT20 de forma autônoma nas próximas edições como forma de tensionar possibilidades de uma melhor demarcação de território da Psicologia da Educação no evento, no sentido de (re)estabelecer sua identidade entre os pesquisadores.

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Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Doutor, mestre e especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós doutor em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pedagogo e cientista da computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professor adjunto do Departamento de Ciências da Educação (DACED) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf). Líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos, vinculado DACED UNIR.

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, Brasil.

Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Educação. Professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UFRO), integra o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado profissionais da UNIR (PPGEProf). Pesquisadora do Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE), da UNIR. Vice-líder do Grupo Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, da USP.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil.

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM) e do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFAM). Lidera o Grupo de Pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano, da UFAM.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Fonseca de Castro, R., Tonatto Zibetti, M. L., & Ribeiro da Silva, I. (2023). As interfaces Psicologia-Educação na Região Norte do Brasil: uma revisão sistemática nos Anais da ANPEd Norte (2016- 2022). Educação, 46(1), e44718. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44718

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