Dimensões dos preconceitos e estigmas na Educação

Uma revisão sistemática

Palavras-chave: preconceito, estigma, educação, revisão sistemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as implicações dos estigmas e preconceitos na Educação na busca de compreender como esses conceitos se atualizam e reverberam em publicações científicas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada em artigos científicos publicados de 2013 a 2021 na base de dados Redalyc e PsycINFO, considerando os artigos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, mediante uso dos descritores preconceito, estigma e vergonha na área da Educação e da Psicologia. De 873 artigos localizados, foram selecionados 44 para análise, com o auxílio do software Atlas Ti 5.2, divididos em quatro dimensões: cognitiva, afetiva, comportamental e institucional. Os resultados apontam para o automatismo de crenças em discursos morais que reforçam estereótipos, interferindo nas relações de afeto desencadeando afastamento ou reações de riso, nojo ou pena, bem como medo, silenciamento e angústia em quem sofre. Aumentam comportamentos agressivos e diminui o apoio social, sendo necessárias intervenções institucionais sistemáticas, de longa duração e participativas. Destaca-se, por fim, a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação superior com a participação dos diversos sujeitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Sousa, PB, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; doutoranda em Psicologia pela UFC. Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Sousa, PB, Brasil.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Espanha. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil. Pesquisadora do CNPq - PQ-1D.

Referências

Allport, G. W. (1954). The Nature of Prejudice. Perseus Books Group.

Almeida, S. (2020). Racismo Estrutural. Editora Jandaíra.

Alvariñas-Villaverde, M., & Pazos-González, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumnado Revista electrónica de investigación educativa, 20(4), 154-163. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1840

Brenick, A., Lawrence, S. E., Carvalheiro, D., & Berger, R. (2019). Teaching tolerance or acting tolerant? Evaluating skills- and contact-based prejudice reduction interventions among palestinian-israeli and jewish-israeli youth. Journal of School Psychology, 75, 8-26. http://dx.doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1016/j.jsp.2019.07.001

Bueno, F. S. (2017). A crítica dialética de Theodor Adorno ao fascismo: implicações no campo formativo. Educação, 40(3), 492-500. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25982

Carvalho, D. M. da S., & França, D. X. de. (2019). Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação & Formação, 4(3), 148–168. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/974

Collins, P. H. The black feminist thought. London, Routledge, 2000.

Costarelli, S., & Gerłowska, J. (2015). I am not prejudiced towards ‘them’. . . I am ambivalent! The moderating roles of attitudinal basis and motivation to respond without prejudice. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 19(1), 1-14. http://dx.doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1037/gdn0000017

Echeverria, R. E., & Galaz, M. M. F. (2013). Diseño y validación de una escala de creencias estereotípicas hacia personas indígenas. Revista de Psicología (Lima), 31(2), 349-370. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472013000200008&lng=pt&tlng=es

Delgado, N., Ariño, E., Betancor, V., & Rodríguez-Pérez, A. (2018). Intergroup trust and anxiety: The two sides of stigma towards people with Down syndrome. Anales de Psicología, 34 (1), 117-122. https://revistas.um.es/analesps/article/view/analesps.34.1.267311/220431

Eller, A., Abrams, D., Wright, S. C., & Davies, B. (2020). Effects of intergroup contact and relative gratification vs. Deprivation on prejudice on both sides of the U.S./Mexico status divide. Journal of Applied Social Psychology, 50(7), 406-417. https://doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1111/jasp.12669

Espejo, J. C. (2018). Discriminación y violencia homofóbica en el sistema escolar: estrategias de prevención, manejo y combate. Revista Brasileira de Educação, 23, 1-24. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230031

Esperança, A. C., Silva, I., R. da, & Neves, A. L. M. das. (2015). Significados e sentidos sobre homossexualidade entre docentes: uma análise sócio-histórica. Temas em Psicologia, 23(3), 739-749. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751492017

Fernandes, E. & Tavares, C. (2018). Saberes populares e indígenas e suas lutas afirmativas: uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos. Interritórios, 4(7), 22-37. http://dx.doi.org/10.33052/inter.v4i7.238199

Florez, I. A., Schulenberg, S. E., Lair, E. C., Wilson, K. G., & Johnson, K. A. (2019). Understanding meaning and racial prejudice: Examining self-transcendence and psychological inflexibility in a sample of white college students. Journal of Contextual Behavioral Science, 12, 1-6. http://dx.doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1016/j.jcbs.2018.11.007

Fousiani, K., Dimitropoulou, P., & Michaelides, M. (2016). Controlled motivational orientation and prejudice: The mediating role of dehumanization. Swiss Journal of Psychology, 75(2), 97-107. http://dx.doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1024/1421-0185/a000171

Gesser, M., & Martins, R. M. (2019). Contributions of a Teacher Training Program to Inclusive Education. Paidéia, 29. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2907

Gonzalez, K. A., Riggle, E. D. B., & Rostosky, S. S. (2015). Cultivating positive feelings and attitudes: A path to prejudice reduction and ally behavior. Translational Issues in Psychological Science, 1(4), 372-381. https://doi.org/10.1037/tps0000049

Gobbi, E., Greguol, M., Seron, B., & Carraro, A. (2017). Um estudo exploratório da tendência “antiobesidade” entre professores e estudantes de Educação Física italianos. Movimento, 23(3), 963-974. https://doi.org/10.22456/1982-8918.73193

Goffman, E. (1963/2004). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada (4. ed.). Guanabara.

Graff, P. & Lopes, M. C. (2020). As estratégias de governamento identitário na Educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(107), 480-499. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701622

Groyecka, A., Witkowska, M., Wróbel, M., Klamut, O., & Skrodzka, M. (2019). Challenge your stereotypes! Human library and its impact on prejudice in poland. Journal of Community & Applied Social Psychology, 29(4), 211-322. http://dx.doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1002/casp.2402

Hoyo, Á., Rueda, M. R., & Rodríguez-Bailón, R. (2019). Children’s individual differences in executive function and theory of mind in relation to prejudice toward social minorities. Frontiers in Psychology, 10(2293),1-15. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02293

Kaplan, C. V. (2016). Cuidado y otredad en la convivencia escolar: una alternativa a la ley del talión. Pensamiento psicológico, 14(1), 119-130. https://dx.doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI14-1.coce.

La Taille, Y. (2002). O Sentimento de Vergonha e suas Relações com a Moralidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 13-25. https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000100003

LeMaire, K. L., & Oswald, D. L. (2016). How gender affects

heterosexual allies’ intentions of confronting sexual prejudice. Psychology of Sexual Orientation and Gender Diversity, 3(4), 453-464. http://dx.doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1037/sgd0000190

Madureira, A. F. do A., & Branco, A. U. (2015). Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/as. Temas em Psicologia, 23(3), 577-591. https://dx.doi.org/10.9788/TP2015.3-05

Maia, K. S., & Zamora, M. H. N. (2018). O Brasil e a lógica racial: do branqueamento à produção de subjetividade do racismo. Psicologia Clínica, 30(2), 265-286. https://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n02A04

Marques, E. P. de S. (2018). O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra. Revista Brasileira de Educação, 23, 1-23. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230098

McCullough, R., Dispenza, F., Chang, C. Y., & Zeligman, M. R. (2019). Correlates and predictors of anti-transgender prejudice. Psychology of Sexual Orientation and Gender Diversity, 6(3), 359-368. https://doi.org/10.1037/sgd0000334

Mingo, A. & Moreno, H. (2015). El ocioso intento de tapar el sol con un dedo: violencia de género en la universidad. Perfiles educativos, 37(148), 138-155. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982015000200009&lng=es&tlng=es

Miklikowska, M., Thijs, J., & Hjerm, M. (2019). The impact of perceived teacher support on anti-immigrant attitudes from early to late adolescence. Journal of Youth and Adolescence, 48(6), 1175–1189. https://doi.org/10.1007/s10964-019-00990-8

Neves, A. M. das, & Sadala, K., Silva, L. R. da, Teixeira, E., Ferreira, D. S., & Silva, F. A. (2015). Representações sociais de professores sobre diversidade sexual em uma escola paraense. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 261-269. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200261&lng=pt&nrm=iso

Nunes, S. da S., Saia, A. L., & Tavares, R. E. (2015). Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(4), 1106-1119. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001312014

Oliveira Júnior, I. B. de; Maio, E. R (2019). Não veja, ouça ou fale: zarus presentes nos discursos docentes sobre diversidade sexual e homofobia. Educação, 42(1), 96-106. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29906/17869

Paulín, H. L., “Ganarse el respeto”. (2015). Un análisis de los conflictos de la sociabilidad juvenil en la escuela secundaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 20(67), 1105-1130. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14042022005

Pérez, A. M., & Murgiondo, J. E. (2014). Claves para atender la diversidad afectivo-sexual en el contexto educativo desde un enfoque global escolar. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía. 25(3), 121-128. http://revistas.uned.es/index.php/reop/article/view/13862

Pescosolido, B. A., Perry, B. L., & Krendl, A. C. (2020). Empowering the Next Generation to End Stigma by Starting the Conversation: Bring Change to Mind and the College Toolbox Project. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, 59 (4), 519-530. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2019.06.016

Pilati, R., & Turgeon, M. (2019). Attitudes on Affirmative Action in University Students: Effects of Race, Political Beliefs and Prejudice. Universitas Psychologica, 18(2), 1-18. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy18-2.aaau

Quinton, W. J. (2019). Unwelcome on campus? Predictors of prejudice against international students. Journal of Diversity in Higher Education, 12(2), 156-169. http://dx.doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1037/dhe0000091

Reimer, N. K., Love, A., Wölfer, R., & Hewstone, M. (2021). Building social cohesion through intergroup contact: Evaluation of a large-scale intervention to improve intergroup relations among adolescents. Journal of Youth and Adolescence, 50(6), 1049-1067. https://doi-org.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10964-021-01400-8

Rousell, H., A., & Osorio, J. P. (2016). Expresiones de racismo en una muestra de estudiantes universitarios en México. Sinéctica, 46, 1-21. https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/600/629

Ruiz-Román, C., & Calderón-Almendros, I., & Pérez-Cea, J. J. (2017). La resiliencia como forma de resistir a la exclusión social: un análisis comparativo de casos. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, (29), 129-141. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=135049901010

Sabuco, A., Sala, A., Santana, R., & Rebollo, M. (2013). Discursos de niños varones sobre la masculinidad en contextos escolares. un estudio piloto. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 17(1), 141-157. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56726350010

Santos, S., & Molon, S. (2016). Preconceito e bullying na constituição de uma professora de libras: experiências de uma surda. Revista Educação Especial, 29(56), 723-736. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X20179

Sacavino, S. (2020). Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhos. Educação, 45(1), 1-18. https://doi.org/10.5902/1984644438257

Sacavino, S., & Candau, V. M. (2020). Perspectiva decolonial e educação intercultural: Articulações. In Candau, V. M. (Org.), Pedagogias decoloniais e interculturalidade ndau, antidade de ptemole o reconhecimento das diferençasdos iano e contruç: insurgências (pp. 12-22). APOENA.

Siem, B.; Neymeyer, L., & Rohmann, A. (2018). Entertainment education as a means to reduce anti-Muslim prejudice — For whom does it work best? An extended replication of Murrar and Brauer. Social Psychology, 52(1), 51-60. http://dx-doi.ez11.periodicos.capes.gov.br/10.1027/1864-9335/a000432

Techio, E. M., Ferreira, A. S. S., Viana, H. A., & Torres, A. R. R. (2019). Cuotas raciales: un estudio sobre las representaciones sociales de universitarios y no universitarios. Actualidades en Psicología, 33(126), 33-49. https://dx.doi.org/10.15517/ap.v33i126.30982

Techio, E. M., Leite, E. L., Silva, R.P. da, & Torres, A. R. R. (2019). El contenido estereotípico y el discurso acerca del prejuicio racial en Bahía. Avances En Psicología Latinoamericana, 37(1), 179-194. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6158

Tomasini, M., Bertarelli, P., & Morales, M. (2017). Género, racialización de la clase e identidades: Las categorías ‘negros’ y ‘negras’ en jóvenes de sectores populares de Córdoba. Psicoperspectivas, 16(2), 9-19. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=171053168002

Victorino, L., Pilati, R., & Linhares. A. (2019). Priminge preconceito: o efeito de viés da informação de origen no juízo e na avaliação. Avances en Psicología Latinoamericana, 37(1), 169-178. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5635

Publicado
2022-08-11
Como Citar
Carvalho, M. A. A. S., & Ximenes, V. M. (2022). Dimensões dos preconceitos e estigmas na Educação: Uma revisão sistemática. Educação, 45(1), e42298. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42298