Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?

  • Osmar de Souza UNESP
Palavras-chave: Escrever na escola

Resumo

Este artigo aborda o processo de escrever na escola a partir de uma perspectiva educacional e lingüística, em que o texto é visto como espaço de intersub-jetividades e ferramenta de expressão cidadã. Trata-se de uma pesquisa mais biblio-gráfica, mas que ancora um projeto cadastrado no CNPq, sob liderança do proponente, ESCRITA E DEMOCRACIA. O deslocamento a que se procede vai para a palavra “autoria”. O conceito autoria parte de uma perspectiva de Michel Foucault. Também conceitos produzidos e veiculados pela Análise do Discurso da Linha Francesa atra-vessam as pesquisas em andamento e este artigo. Os resultados apontam para um estranhamento quanto ao sentido de autoria, em relação aos textos porduzidos na escola.
Descritores – Escrever na escola; cidadania; prosa de autor.
ABSTRACT – This article addresses the writing process in schools, from an educati-onal and linguistic perspective. It is a more bibliographic research, but serves as an anchor for a project entitled WRITING AND DEMOCRACY, led by the proponent, which was registered at the CNPq (National Research Council). The concept of au-thorship, as considered and discussed in the ongoing research, is based on Michel Foucault. Concepts produced and conveyed by the French Discourse Analysis cross the ongoing research projects and this article,too. The results indicate a lack of clear understanding regarding the sense of authorship, in relation to the texts produced in schools.
Descriptors – Writing process in schools; citizenship; authorship.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-09-05
Como Citar
Souza, O. de. (2006). Escrever na Escola: formação de cidadania e espaço para prosa de autor?. Educação, 27(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/386
Seção
Outros Temas