Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz

  • Valdo Barcelos PPGE/UFSM
Palavras-chave: Educação Ambiental

Resumo

Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a forma como abordamos os diferentes conflitos em nossa sociedade. Minha atenção se volta, neste momento, para os conflitos ambientais contemporâneos. Farei um exercí-cio de diálogo entre a obra literária e a produção de conhecimento, a partir da idéia de que a literatura se constitui em mais uma possibilidade de diálogo com o mundo, na medida em que existe uma relação permanente entre autor(a), leitor(a), texto e socie-dade. Tomo como referencial teórico para este ensaio as idéias do poeta e ensaísta mexicano Octávio Paz (1914-1998). Vejo nas idéias deste autor mais uma contribui-ção importante tanto para o entendimento das possíveis origens dos dilemas contem-porâneos quanto para a construção de alternativas ao modelo atual de sociedade her-dado da modernidade ocidental. Neste ensaio me deterei no estudo e análise das pos-síveis contribuições epistemológicas das idéias pazianas para o enfrentamento da crise ecológica nos tempos de pós-modernidade em que vivemos. Os textos analisados fazem parte das Obras Completas deste autor, publicadas em 15 volumes pelo Fondo de Cultura Económico, México, 1994. Adianto que embora a obra paziana seja com-posta de uma diversidade de gêneros literários, será aqui estudada, de forma mais específica, a sua produção ensaística.
Descritores – Octávio Paz; literatura e ecologia; educação ambiental.
ABSTRACT - This essay has as main aim to make a reflexion about the way we approach the different conflicts in our society. My attention turns into the current environmental issues at this moment. I will make an exercise of dialogue between the literary work and the knowledge production from the starting point of the idea that the literature builds up in one more possibility of dialogue with the world, once there is a permanent relationship among author, reader, text and society. As a theoretical refer-ence to this essay I’ll take the ideas of the mexican poet and essayist Octávio Paz (1914-1988). I see in this author ideas more one important contribution both to the understanding of the possible origins of contemporary dilemmas and to the construc-tion of alternatives to the actual model of society inherited from western society. In this essay I’ll remain in the study and analysis of the possible epistemological contri-butions of Paz’s ideas to cope with the ecological crisis in the post modernity times that we live.The texts that were analysed make part of the Complete Work of this author, published in fifteen volumes by Fondo de Cultura Econômico, México, 1994. I want to say in advance that, although Paz’s work is composed of a diversity of liter-ary genres, his essayst production will be studied here, in a more specific way.
Descriptors – Octávio Paz; enviromental education; ecology; literature and society.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-09-05
Como Citar
Barcelos, V. (2006). Educação Ambiental e Identidade(s) Latino Americana: um estudo através da obra literária de Octávio Paz. Educação, 27(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/381
Seção
Outros Temas